Partilhar

Há um refúgio na Serra da Estrela dedicado à “slow-down hospitality”

Triplamente premiado na última edição dos World Luxury Hotel Awards, entre os quais o prémio de Melhor Design Boutique Hotel de Luxo da Europa, este projeto familiar propõe experiências de conforto para os dias mais frios, ao ritmo da Natureza. Há também já um programa para passar o final de ano na serra, com atividades especiais que promovem a comunhão com a montanha.

5 Novembro 2024
Forever Young

Integrado no geopark Serra da Estrela, junto à Aldeia Histórica de Belmonte, o TheVagar Countryhouse Belmonte é um refúgio de tranquilidade inteiramente dedicado ao descanso e ao recarregar de baterias. Como o próprio nome sugere, no TheVagar o tempo demora a passar e é considerado um luxo valioso. Aqui, os hóspedes são convidados a abrandar o ritmo e a saborear cada momento, inspirados pela simplicidade das coisas boas da vida.

Prestes a comemorar dois anos de abertura, este pequeno alojamento de charme na montanha viu recentemente o seu conceito de “slow-down hospitality” ser reconhecido internacionalmente, ao vencer três prémios na última edição dos World Luxury Hotel Awards – um dos mais conceituados prémios internacionais na indústria hoteleira de luxo -, onde foi distinguido como Melhor Design Boutique Hotel de Luxo da Europa. A este prémio juntou ainda outros dois galardões, sendo considerado, ao nível do sul da Europa, como o Melhor Hotel de Montanha de Luxo e o Melhor Hotel de Pequena Dimensão de Luxo.

A pensar nos dias mais frios que se aproximam, o TheVagar ensina a aproveitar o tempo sem pressas, propondo uma série de experiências de conforto e aconchego em plena comunhão com a natureza.

A começar pelos “banhos de floresta”, longos passeios que podem ser feitos ao longo dos 245 hectares da propriedade e que convidam a um verdadeiro mergulho na atmosfera verdejante da serra da Esperança, onde o TheVagar se ergue, permitindo a contemplação e uma profunda conexão com a montanha.

Para experiências absolutamente sensoriais, os hóspedes podem também optar pelo “percurso de pés descalços”, onde se caminha sobre diferentes materiais, sentindo o toque distinto das pinhas, caruma, folhas, pedras ou casca de pinheiro, ao longo de uma rota que culmina numa refrescante nascente natural; pelos relaxantes banhos aromáticos, perfumados por óleos essenciais de alecrim, lavanda e eucalipto, presentes em toda a serra; ou ainda pelos regeneradores banhos de azeite, uma experiência que nutre corpo e alma.

Nas tardes que já pedem algum aconchego, a Casa-Mãe torna-se num ponto de passagem obrigatória, para momentos de leitura junto à lareira ou para saborear o Chá das Cinco, um mimo oferecido diariamente pela equipa do TheVagar, com bolo caseiro, biscoitos e compotas da região.

À medida que o dia chega ao fim, há lugar para conversas ao pôr-do-sol, junto à fogueira exterior que é acesa ao entardecer, onde se podem passar bons momentos com um copo de vinho na mão e uma manta pelas pernas. Outro local igualmente convidativo é o hot tub, um jacuzzi ao ar livre, encastrado em madeira e enterrado no solo, que funciona a lenha e é alimentado com água de uma das muitas nascentes da montanha, e onde se pode relaxar, sob as estrelas, mesmo em dias de temperaturas mais baixas.

Para além de todas estas atividades sensoriais, disponíveis de forma regular, o TheVagar aposta também na criação de momentos para celebrar datas especiais, valorizando a sensação de refúgio e permitindo aos hóspedes desfrutar da tranquilidade do lugar, sem pressa de sair. Exemplo disso é o programa de passagem de ano, já disponível para reservas, e que inclui experiências diversas como a contemplação do último nascer do sol de 2024, as boas-vindas ao novo ano ao redor de um círculo de fogo, provas de vinhos e produtos regionais e ainda a plantação de espécies autóctones na Serra da Esperança, como forma de assinalar a gratidão pela natureza e de semear intenções positivas e florescentes para o ano que começa.

Envolto num ambiente cuidado e acolhedor, onde é fácil as pessoas sentirem-se em casa, o TheVagar oferece apenas seis suítes. Em todas elas, é possível encontrar uma arquitetura cuidada, uma decoração minimalista com mobiliário em madeira maciça, uma ampla varanda com vista panorâmica, e um enorme conforto trazido pela salamandra, pela qualidade dos têxteis 100% portugueses, pela iluminação suave e pelo aroma a lavanda que paira no ar. Nenhum detalhe é deixado ao acaso para que o descanso seja absoluto. Em nenhum dos quartos há televisão, de forma a ser possível desligar do que se passa lá fora.

Mais Recentes

Sexo: mitos sobre que precisa (mesmo) de esquecer para viver uma sexualidade mais feliz

há 4 horas

Estas são as mentiras (inocentes) que contamos num primeiro encontro

há 4 horas

10 superalimentos perfeitos para proteger a sua visão

há 5 horas

10 truques (eficazes) que as lojas utilizam para nos fazer gastar mais dinheiro

há 5 horas

Não entre em pânico: 6 estratégias eficazes para evitar o aumento de peso durante o Natal

há 6 horas

Nem bicarbonato nem limão: esta é a mistura eficiente para tirar o bolor da casa de banho

há 6 horas

Uma mão cheia de dicas do que fazer no supermercado quando vai às compras com o objetivo de emagrecer

há 7 horas

Beber cerveja semanalmente pode ajudar a evitar artrite, é o que assegura este estudo

há 8 horas

Nelson Freitas anuncia celebração dos 25 anos de carreira no Coliseu

há 8 horas

O Natal chegou à Gleba: bolo-rei, panettones e pastelaria de Juliana Penteado

há 8 horas

Tenha um Natal digno de reis: descubra aqui onde

há 8 horas

Cascais celebra Natal com árvore gigante, música e gift cards

há 9 horas

9 em cada 10 portugueses não se importariam de receber prendas de natal em segunda mão

há 9 horas

Demência: o ator Bruce Willis não se lembra da ex-mulher Demi Moore e das filhas de ambos

há 10 horas

Nem verde nem de hibisco, esqueça o chá: esta é a bebida para perder a barriga

há 10 horas

Kate Middleton arriscou e usou (da cabeça aos pés) a cor tendência das redes sociais

há 10 horas

Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica: «É uma patologia limitante, mas o conhecimento sobre a doença e o autocuidado levam a caminhos de superação», Sara Durães, médica de Medicina Interna

há 10 horas

A ceia de Natal deste ano vai custar mais aos portugueses: estes são os produtos que aumentaram (e muito) de preço

há 12 horas

Muita sorte e carteira recheada: estes signos que vão acabar o ano de 2024 em grande

há 12 horas

Crédito pessoal: todo o cuidado é pouco, por isso previna-se com estes conselhos

há 12 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.