9 dicas de hábitos diários bons para o cérebro

Substituir um estilo de vida sedentário, ou rotinas prejudicais para a saúde como fumar e um consumo excessivo de café e álcool é uma boa prática para a saúde mental.

Falhas de memória, dificuldades em concentrar-se e dores de cabeça são lesões cerebrais que podem ter explicação em alguns automatismos das nossas vidas. A verdade é que determinados alimentos e costumes diários podem incitar problemas no cérebro, que podem até contribuir para o desenvolvimento de algumas doenças.

Com efeito, tudo o que fazemos, mais cedo ou mais tarde, acaba por ter impacto no nosso corpo. Por isso, convém conhecer que resultados podemos despertar quando tornamos certos comportamentos rotineiros. Pois, com alguns pode-se incorrer em futuros danos no normal funcionamento do cérebro ou da sua estrutura.

Segundo diversos estudos científicos, alguns hábitos diários podem danificar as células cerebrais e contribuir para o desenvolvimento de doenças degenerativas. Estes são alguns exemplos de possíveis costumes no seu dia a dia que deve evitar, para garantir que o seu cérebro opera nas melhores condições.

1- Uma primeira dica útil é aumentar a estimulação física e mental. Por exemplo, quando faz palavras cruzadas, lê, pensa ou tem conversas profundas, está a estimular a mente e a obrigar o seu cérebro a estar mais ativo.

2- Deve evitar esquecer-se de tomar o pequeno-almoço; pois o cérebro precisa de nutrientes após uma noite de jejum, para conseguir realizar todas as tarefas do seu dia. Além de que ao não se alimentar no início do dia, pode estar a comprometer a concentração, causar perda de memória e diminuir a sua produtividade, tanto física como intelectual.

3- A atividade física melhora o humor, facilita a aprendizagem e ainda é importante na prevenção da perda de memória e outras agruras conectadas com o envelhecimento.

4- Evite ouvir música num volume elevado, que é um costume inconveniente para a saúde mental, pois pode afetar a memória e a aprendizagem, além de poder danificar células cerebrais. Os altos decibéis estão ligados a uma ligeira perda do tecido cerebral.

5- Não se prive de dormir, nem passe muito tempo à frente dos ecrãs.

A alimentação pode contribuir para futuras lesões cerebrais

6- O café é uma combinação entre diuréticos e estimulantes no corpo. Quando consumido em excesso pode causar dores de cabeça e provocar inquietação, nervosismo, irritabilidade e ansiedade.

7- Muitas vezes quem toma um café leva a mão ao bolso para tirar um cigarro. Saiba que a nicotina também pode danificar o cérebro, ao restringir o fluxo sanguíneo, da glicose e do oxigénio.

8- Também é aconselhável que coma até estar saciado e reduza a ingestão de fast food, carne vermelha e de bebidas alcoólicas. O álcool interfere com as reações químicas do cérebro. Logo, o alcoolismo causa a morte dos neurónios e abranda a transmissão de impulsos nervosos.

9- Não cubra a cabeça enquanto dorme – para não dificultar a circulação de oxigénio pelo cérebro -, e, quando está doente, não force o cérebro a trabalhar, para este ser mais eficaz na sua recuperação e o sistema imunitário se manter operacional.

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
Loading...