Partilhar

Havaianas lança modelo de sandália inclusiva

Este novo modelo vai integrar o portefólio da marca e vai reverter 7% das vendas para o Comité Paralímpico Brasileiro

2 Setembro 2024
Sandra M. Pinto

A icónica marca brasileira fez história na cerimónia de abertura dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Como patrocinadora oficial do Comité Paralímpico Brasileiro (CPB), a Havaianas apresentou a sua nova sandália inclusiva, desenvolvida em cocriação com paratletas e com o CPB, integrando o uniforme oficial da delegação brasileira na cerimónia de abertura do evento. Projetadas com o foco na inclusão, este lançamento reflete o posicionamento da Havaianas enquanto marca que tem opções para o maior número possível de pessoas. Além disso, parte das receitas das vendas vai reverter para o Comité Paralímpico Brasileiro.

Desde 2021 que a Havaianas iniciou conversas com o Comité Paralímpico Brasileiro sobre o desenvolvimento de um produto mais inclusivo em cocriação com os paratletas e com o Comité. “Havaianas é o uniforme oficial de todos os brasileiros. Para nós, ver este projeto inovador a ser lançado e visto num palco de alcance mundial como os Jogos Paralímpicos é um orgulho e uma emoção enorme. Estamos muito felizes e entusiasmados por ter um produto que, além de considerar mais pessoas, vai contribuir com o desenvolvimento de atuais e futuros talentos do desporto paralímpico”, afirma Maria Fernanda Albuquerque, Vice-Presidente de Marketing Global da Havaianas.

Parcerias como esta que estabelecemos com a Havaianas, que vão além do momento dos Jogos Paralímpicos, são de extrema importância para apoiarmos a trajetória dos atletas paralímpicos de forma contínua, oferecendo mais qualidade e infraestrutura para que se possam preparar e evoluir para os momentos de competição”, comenta Mizael Conrado, presidente do Comité Paralímpico Brasileiro e bicampeão brasileiro paralímpico de futebol de cegos (Atenas 2004 e Pequim 2008).

Com um design inovador e confortável, o desenvolvimento deste novo modelo de sandália da Havaianas decorreu em colaboração com os desportistas, que participaram em várias conversas e workshops com a equipa de Pesquisa & Desenvolvimento da Havaianas. Durante o período de criação e testes dos protótipos, a marca reuniu com diversos paratletas, garantindo que o produto correspondesse a várias necessidades. O calçado final tem uma sola de borracha injetada, variante ainda mais macia da borracha tradicional da Havaianas, uma ponteira que contém borracha, para auxiliar quem tem baixa precisão de movimentos, tecidos macios e respiráveis, que reduzem a fricção e possíveis feridas, e ajuste traseiro para deixar o chinelo mais firme e seguro nos pés ou nas próteses.

Quando era criança, a minha avó colocava um elástico para o meu pé segurar as Havaianas, era uma forma de me adaptar e de me sentir como as outras crianças. Hoje, fazer parte da cocriação de umas sandálias inclusivas da Havaianas, deixa-me muito feliz, principalmente por saber que será possível mais pessoas usarem e sem dificuldades”, revela Edênia Garcia, nadadora paralímpica brasileira e uma das atletas que esteve presente durante o desenvolvimento do produto.

Para garantir conforto, resistência e segurança, foram realizados vários testes no laboratório do Centro de Inovação da Havaianas e no Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefactos (IBTeC). Ao longo do processo, foram desenvolvidos cinco protótipos até chegar à versão final.

Com o objetivo de assinalar este lançamento, a Havaianas apresentou uma nova campanha para os Jogos Paralímpicos com o mote “Havaianas: o uniforme oficial de todos os brasileiros”. Com conceito criativo da agência brasileira DOJO e produção da Immigrant, empresa produtora de filmes, o vídeo, com duração de 30 segundos, apresenta vários paratletas a experimentarem a nova sandália adaptada.

Por agora, a sandália inclusiva da Havaianas, está apenas disponível para compra no Brasil, através do website e nas lojas próprias.

Mais Recentes

Nem sempre é tarefa fácil, mas com estas dicas retirar manchas (e odor) de suor vai ser mais simples

há 52 minutos

Transforme o seu dia: tenha estas 7 plantas em casa e sinta o seu humor melhorar assim como o bem-estar

há 1 hora

Nem bicarbonato, nem detergente: este é o truque caseiro para limpar e deixar o seu forno a brilhar

há 1 hora

Este é o ingrediente com menos calorias para temperar a salada (não falamos do azeite)

há 2 horas

Diga adeus ao botão do WhatsApp para enviar áudios: há um novo para responder mais rapidamente às mensagens de voz

há 2 horas

Compulsão alimentar periódica: conheça o transtorno alimentar mais desconhecido

há 2 horas

Estes exercícios diários de apenas 4 minutos reduzem o risco de ataque cardíaco, sobretudo em mulheres acima dos 45 anos

há 3 horas

Burnout: o sentimento de fadiga extrema intensifica-se nas últimas semanas do ano e estas são as razões

há 3 horas

Uma boa noticia para os amantes de chocolate: estudo assegura que o amargo está associado a um menor risco de diabetes

há 3 horas

Saúde pélvica: «É preciso compreender os problemas associados ao pavimento pélvico durante o inverno», revela estudo

há 4 horas

Já sonha com as férias de verão? Esta companhia aérea tem novas rotas e 400 mil lugares adicionais para que possa escolher

há 4 horas

“Sozinho no Lidl” tem estreia marcada para o dia 18 de dezembro numa loja perto de si

há 4 horas

O Pai Natal ganhou uma ajuda importante para encontrar os presentes perfeitos

há 4 horas

Do clássico ao contemporâneo: restaurantes Olivier oferecem menus exclusivos para celebrar a Passagem de Ano

há 4 horas

Uma viagem de bem-estar para toda a família, é a oferta desta recém inaugurada unidade hoteleira

há 4 horas

Se não tem o hábito de reciclar pilhas conheça os 5 argumentos de acordo com os quais o deve passar a fazer

há 4 horas

Cancro da mama: medicamento para o crescimento do cabelo interrompe a alopecia devido à quimioterapia

há 5 horas

Viagens: número de passageiros nos aeroportos nacionais sobem para 61 milhões

há 5 horas

Se é funcionário público esta decisão do Governo interessa-lhe. diz respeito a descanso extra

há 5 horas

Prémio Bárbara Virgínia entregue pela Academia Portuguesa de Cinema a Monique Rutler

há 5 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.