Partilhar

Hospital de Cascais associou-se ao Mês de Prevenção do Cancro da Mama

Uma ação com o intuito de inspirar a mudança e mobilizar a sociedade para a luta contra o cancro da mama

2 Novembro 2023
Sandra M. Pinto

O Hospital de Cascais, enquanto Unidade Hospitalar e Prestadora de Cuidados de Saúde, associou-se ao movimento “Outubro Rosa”, que nasceu nos Estados Unidos da América, na década de 90, com o intuito de inspirar a mudança e mobilizar a sociedade para a luta contra o cancro da mama, uma das formas mais comuns de cancro diagnosticadas em mulheres em todo o mundo.

O cancro da mama não afeta apenas os pacientes, como também as suas famílias, amigos e a comunidade no geral. A consciencialização, o apoio e a pesquisa são fundamentais e a partilha de experiências assume um papel crescente para inspirar mudanças comportamentais que muito podem contribuir para uma deteção precoce que contribua para minorar os efeitos devastadores de uma doença que afeta milhares de pacientes mundialmente.

Nesse sentido, o Hospital de Cascais desenvolveu duas sessões de “Conversas Cor-de-Rosa”, que tiveram como objetivo assinalar esta data tão significativa. A primeira foi dedicada, em exclusivo, aos clínicos, onde foram abordados diversos temas relacionados com o cancro da mama e onde contámos com a presença da nutricionista Ana Rita Lopes a apresentar o livro “É Cancro. E agora?”. A segunda, dirigida a doentes oncológicos, cuidadores e população em geral, onde foram abordadas temáticas como a importância da prevenção precoce e do apoio aos doentes, com o testemunho de algumas ex-doentes oncológicas, tendo sido ainda abordada a desmistificação da prática de exercício físico na doença oncológica no geral e no Cancro da Mama em particular.

A Liga Portuguesa contra o Cancro aproveitou esta sessão para relembrar a importância da prevenção primária e secundária no combate ao cancro. No caso concreto do Cancro de Mama, o rastreio continua a ser a principal ferramenta de controlo para atuar eficazmente sobre a doença na sua fase mais precoce. Marta Pojo, Diretora de Pesquisa e Formação da Liga Portuguesa Contra o Cancro, relembrou ainda todos os apoios que a Liga dedica aos pacientes e familiares de doentes oncológicos através da sua nova Delegação que abriu recentemente em Cascais.

No que concerne à desmitistiifcação da prática de exercício físico por parte de doentes oncológicos com Cancro de Mama, a enfermeira e personal trainer Vanessa Agostinho lembrou à plateia presente que, no passado, os doentes oncológicos eram aconselhados erradamente a não praticar desporto por receio de agravar a doença. Contudo, atualmente, estudos recentes permitem concluir que a prática de exercício físico em doentes com Cancro de Mama tem contribuído para reduzir os efeitos secundários dos tratamentos, para prevenir e controlar o linfaedema, para além de ter um efeito cardioprotetor, prevenindo o aumento de percentagem de massa gorda e a redução do risco de recidiva. Pelo que, a prática de exercício físico prescrita pela equipa multidiscilpliar que acompanha o doente oncológico, que irá determinar quais as orientações específicas sobre o tipo, intensidade e duração do exercício apropriado ao estado de saúde de cada paciente, aporta benefícos claros que muito podem contribuir para a superação da doença.

Por último seguiu-se a partilha de vários projetos e histórias na primeira pessoa sobre como enfrentar o Cancro de Mama. Soluções inovadoras como próteses mamárias provisórias e definitivas, toucas e cintos de segurança, que permitem lidar com os efeitos devastadores desta doença e os consequentes impactos no paciente e na família.

Mais Recentes

Uma explosão de sabores surpreendentes, numa ode à época mais fria do ano: é assim o menu do Po Tat

há 6 horas

Contrabando chega ao Saldanha e está pronto para surpreender

há 7 horas

Nada de stress: jogos, receitas e outras dicas para entreter as crianças nas férias de Natal

há 8 horas

A Melhor Companhia Aérea na Europa fala português, pela 14.ª vez consecutiva

há 9 horas

InterContinental Lisbon promete um Natal encantado e um Réveillon requintado

há 10 horas

Hugo Boss abre primeira loja outlet HUGO em Portugal e oferece descontos

há 11 horas

Fertagus aumenta oferta de comboios para Setúbal

há 12 horas

Restaurante Astória celebra o Natal com weekend brunch temático e um calendário do advento

há 13 horas

Chaparro Alentejano junta a tradição e a partilha à mesa nesta época natalícia

há 1 dia

Programas de Natal em Cascais prometem animação para toda a família

há 1 dia

A loucura chegou ao Lidl: já está à venda a coleção de roupa natalícia (desde 1,99 euros)

há 1 dia

Primadonna celebra o Natal e o Réveillon com elegância e tradição

há 1 dia

Caminhada nórdica: descubra a modalidade que ajuda (e muito) a gastar calorias

há 1 dia

Não atinge só o couro cabeludo: como surge e de que maneira se trata a caspa nas sobrancelhas

há 1 dia

Elon Musk desiste dos carros e “abandona” a Tesla: bilionário lança cavalo robot

há 1 dia

De acordo com a numerologia, a sua data de nascimento pode indicar quantos anos vai viver

há 1 dia

Anemia de Fanconi: doença rara que causa predisposição para o cancro

há 1 dia

Hotel oferece banhos de petróleo aos hóspedes: «Combate mais de 70 doenças», é a justificação

há 1 dia

Titanic: uma mão cheia de coincidências que contribuíram para o acidente

há 1 dia

Quer viver mais (e melhor)? Caminhe mais depressa

há 2 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.