Insónias durante a menopausa? Estas 5 dicas prometem ajudar

As alterações hormonais podem afetar o seu sono. Conheça aqui algumas das estratégias que poderá seguir para aliviar os sintomas.

Chegou à menopausa e subitamente começou a ter mais dificuldades a adormecer? Não está a imaginar, infelizmente isto é algo que afeta muitas mulheres. A diminuição natural dos níveis de estrogénio ocorre durante esta fase e pode interferir com os normais padrões de sono.

Afrontamentos, suores frios, ansiedade, alterações de humor, são apenas alguns dos exemplos de coisas que podem afetar o seu bem-estar e contribuir para as insónias. Por sua vez, a dificuldade em dormir pode depois contribuir para uma maior fatiga, para o aparecimento de dores de cabeça, irritabilidade, doença cardíaca, etc.

De forma, a procurar melhorar a qualidade das suas noites de sono, existem felizmente algumas estratégias que poderá ajudar. Eis os principais conselhos dos especialistas do portal VivaFifty.

 

  1. Siga uma rotina

Tal como referido, a perimenopausa e a menopausa podem trazer consigo um conjunto de efeitos secundários negativos, tais como suores noturnos ou insónias. Uma das formas mais eficazes de contribuir para o aumento da qualidade das suas noites de sono passa por adotar uma rotina mais rígida.

Seguir um conjunto de hábitos saudáveis e relaxantes antes de se ir deitar permite enviar ao seu cérebro sinais positivos de que está na hora de descansar. Seja um banho relaxante, uma chávena de chá ou um conjunto de alongamentos, o importante é que cumpra este ritual de uma forma estável ao longo da semana. Procure ir deitar-se sempre à mesma hora.

 

  1. Meditação

Fazer uma meditação de 5 ou 10 minutos antes de se deitar é algo simples que pode ter efeitos bem positivos. Esta prática irá ajudar a “limpar” a mente e a reduzir o seu ritmo cardíaco, facilitando o adormecer. Existem inúmeras apps e vídeos no YouTube que podem ajudar a guiar as suas meditações iniciais.

 

  1. Escolha o pijama certo

É fundamental que se deite com uma roupa apropriada para a ocasião. Privilegie tecidos leves – tais como o cetim – que promovam uma maior “respiração”. Sobretudo se estiver a sofrer de suores noturnos este tipo de pijamas são altamente recomendados.

 

  1. Ventoinha

Pode parecer algo muito simples, no entanto a verdade é que o simples facto de conseguir criar uma pequena aragem no seu quarto pode favorecer uma melhor noite de sono. Quanto mais alta for a temperatura no seu quarto mais problemas podem afetar o seu descanso. Experimente instalar uma ventoinha no tecto ou simplesmente usar uma que seja portátil. Esta aragem fresca irá aumentar substancialmente o seu conforto.

 

  1. Ruído branco

Uma “terapia sonora” pode igualmente ser uma ideia a seguir. Especialmente se durante a noite existirem sons incomodativos deverá procurar usar uma playlist que promova o seu relaxamento. Pode optar por sons da natureza, da chuva ou das marés. Em alternativa poderá preferir o uso de sons genéricos e constantes (conhecido como “ruído branco”) que são conhecidos por serem muito eficazes na promoção de um melhor sono.

 

 

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