Investimentos. Quem é Warren Buffett e o que podemos aprender com ele?

Esta semana, Ariana Nunes (educadora financeira e criadora do canal YouTube “Renda Maior) partilha com os leitores da Forever Young a fascinante história de um dos maiores investidores da atualidade.

Quando se fala em investir, principalmente em ações, todas as referências apontam para um homem chamado Warren Buffett. O famoso guru ou, como lhe chamam nos Estados Unidos, o “Oráculo de Omaha”. É um dos melhores investidores do mundo e um dos homens mais ricos (considerado o mais rico do mundo em 2008, segundo a Forbes) que, ao longo de várias décadas, fez uma fortuna com ações norte-americanas.  Com este artigo pretendo que o leitor conheça mais sobre o que levou Buffett ao sucesso e que possa também refletir com as lições que este americano nos transmite com o seu percurso.

 

  1. Quem é Warren Buffett?

Nascido em 1930 na cidade de Omaha (Nebraska, EUA), Buffett sempre mostrou a sua veia de empreendedor, tendo já em miúdo recolhido garrafas de refrigerantes na rua e vendendo-as para gerar dinheiro. E, assim, continuou em vários pequenos negócios que resolveu criar enquanto jovem, tendo investido na sua primeira ação com apenas 11 anos de idade.

O seu percurso académico começou na Universidade da Pensilvânia e, depois, prosseguiu os estudos na Universidade do Nebraska, onde tirou o Curso de Administração. Mais tarde, após ler um livro de Benjamin Graham, chamado “O Investidor Inteligente”, tornou-se seu aluno na Escola de Negócios de Colúmbia, tendo sido considerado por este autor um dos seus melhores alunos. A partir daí, foi sempre um investidor nato, acumulando conhecimento e bastantes lucros.

 

  1. Como investe?

Warren Buffett foca-se, principalmente, no valor intrínseco das ações quando analisa  em que empresas investir, isto é, o valor justo da ação, que muitas vezes é diferente do seu preço de mercado. Atualmente, por exemplo tem investimentos na Apple, nos bancos Bank of America e Wells Fargo e, claro, também na Coca-Cola que é uma das suas participações mais conhecidas no seu portfólio de investimentos. Quando decide comprar uma empresa, Buffett analisa o seu sector e as suas potencialidades para o futuro, pensando sempre em investimentos de longo prazo. A partilha do seu conhecimento e dos seus métodos, ajudam muito os restantes investidores a interpretar os melhores indicadores e a realizar melhores estratégias de investimento.

Através da sua empresa, a Berkshire Hathaway, onde investe, supervisiona e gere um conjunto de várias empresas subsidiárias, apresenta, atualmente, um portfólio diversificado, com empresas de vários sectores da economia americana. Em 2019, obteve receitas de, aproximadamente, 81 mil milhões de dólares. Além disso, foi recentemente divulgado que a empresa tinha em caixa, no passado mês de Março, o valor de 137 mil milhões dólares, para fazer face a eventualidades decorrentes desta crise e, claro, para estar preparado para oportunidades de investimento que surjam. Assim, e aprendendo com os melhores, enfatizo a importância de estarmos preparados.

 

  1. Lições que nos ensinou ao longo dos anos.

Se existe um investidor que provou a aplicabilidade dos seus ensinamentos, essa pessoa foi Warren Buffett, revelando sempre as melhores atitudes, ideias e análises dos mercados. Podemos assim, retirar algumas lições/regras consideradas tão valiosas da sua vasta experiência e sabedoria:

  1. “Regra n.º1: Nunca perca dinheiro. Regra n.º2: Nunca esqueça a regra nº1.”;
  2. “Se um negócio corre bem, eventualmente a sua ação o irá acompanhar através da valorização”;
  3. “É muito melhor comprar uma empresa maravilhosa a um preço justo do que uma empresa justa a um preço maravilhoso”;
  4. “Se não se sentir confortável em possuir uma ação por 10 anos, então nem a deve possuir por 10 minutos”;
  5. “Não ponha todos os ovos no mesmo cesto”;
  6. “Reinvista os seus lucros”;
  7. “Tenha medo quando os outros forem gananciosos e seja ganancioso quando os outros tiverem medo.”
  8. “Preço é o que você paga; Valor é o que você recebe.”

 

Estas lições são importantes ter em mente sempre que pensar em investir. Recorde-se delas e tenha ainda em consideração que Warren Buffett também referiu que ”Para investir não precisa ser um cientista de foguetões. Investir não é um jogo em que o tipo com a pontuação de  um QI 160 ganha ao tipo com um QI de 130”. Por isso, não descarte a ideia que investir pode também ser para si. Tudo é uma questão de vontade e aprendizagem constante.

De certeza que não saberá tudo e irá sempre aperfeiçoar-se com o tempo e com a experiência. O importante é mesmo começar, aprender com aqueles que partilham o seu conhecimento e, acima de tudo, aprender com os seus próprios erros!*

 

*Todo o conteúdo neste artigo apenas serve para fins educacionais e não representa qualquer tipo de aconselhamento financeiro. Consulte sempre um especialista certificado ou faça a sua própria análise no que se trata a investir, pois envolve risco de perdas.

 

 

 

Por Ariana Nunes
(Educadora financeira e criadora do Canal Renda Maior no YouTube)
Site: https://www.youtube.com/rendamaior

 

 

Ler Mais