A reconstrução da Catedral de Notre Dame, em Paris, vai permitir a reabertura do espaço aos visitantes e fiéis no final de 2024, menos de seis anos depois do incêndio que a devastou, revelaram as autoridades francesas.
A icônica torre da catedral, que desabou no incêndio, começará gradualmente a reaparecer acima do monumento este ano num poderoso sinal de renascimento, avançou o responsável encarregado do projeto, general Jean-Louis Georgelin.
«O regresso da torre no céu de Paris será, na minha opinião, o símbolo de que estamos a vencer a batalha de Notre Dame», referiu à Associated Press.
A reconstrução começou no ano passado, depois de mais de dois anos de trabalhos destinados a tornar o monumento estável e seguro o suficiente para que começasse a ser reconstruído.
As autoridades optaram por reconstruir o monumento do século XII, uma obra-prima da arquitetura gótica, tal qual como ele era antes. Isso inclui recriar a torre de 96 metros de altura adicionada no século XIX pelo arquiteto Eugene Viollet-le-Duc.