Conhecida no mundo desportivo, a creatina é um dos suplementos mais importantes quando se fala de saúde. Com benefícios já conhecidos por atletas, a substância está presente em proteínas animais. À medida em que envelhecemos, ela torna-se fundamental para o bem-estar.
A creatina está presente não apenas na massa muscular, como também nos músculos estriados esqueléticos do coração, do sistema nervoso central e do diafragma (que integra o sistema respiratório).
Com o avançar da idade avançando, é comum que a composição de massa muscular caia, justamente devido à queda hormonal no organismo. No entanto, preservar essa musculatura é fundamental pois é ela que dita a longevidade.
Mais do que preservar a parte muscular, a substância também ajuda o coração, e impacta positivamente a resposta contra isquemias, aumentando as hipóteses de sobrevida em caso de enfarte.
No sistema nervoso central, tem uma ação pleiotrópica, ajudando a diminuir as hipóteses de desenvolver Alzheimer.
A creatina atua diretamente no diafragma, já que, quanto maior a reserva de creatina nesse músculo, maior a capacidade de manter a potência diafragmática, dando um “boost” na capacidade respiratória.