Apesar de garantir diversos benefícios para a saúde, certos alimentos devem ser evitados quando consumidos com a bebida.
Dizem os especialistas que determinadas combinações comprometem a absorção de nutrientes.
Frutas cítricas
Embora seja comum bebermos um gole de café e comer uma fruta pela manhã, a nutricionista e autora no site internacional Simone Harounian revela que optar pelas frutas cítricas não é uma boa ideia. Frutas como laranja, tangerina e kiwi têm características ácidas e, quando consumidas com café, podem favorecer o desenvolvimento do refluxo gastroesofágico.
Leite
Um estudo publicada pelo The Journal of AOAC International, em 2019, demonstrou que adicionar leite ao café reduz as propriedades antioxidantes dos polifenóis da bebida, que ajudam o corpo a combater os radicais livres.
Além de comprometer as qualidades nutricionais do café, essa clássica combinação interfere na absorção do cálcio presente no leite.
Cereais matinais
Alguns cereais matinais que garantem na sua fórmula uma maior presença de vitaminais e minerais essenciais, como zinco, também podem perder um pouco da função caso sejam consumidos juntamente com a bebida.
Uma pesquisa da Nutrients indicou que a cafeína pode interferir na biodisponibilidade do zinco, um mineral essencial para a função imunológica do corpo e para o desenvolvimento cognitivo.
Carnes vermelhas
Os dois colesteróis estão associados à saúde do coração. Quando é observado o consumo frequente do café com alimentos fritos, por exemplo, há um maior risco de desenvolver doenças cardiovasculares.