Partilhar

Jornada Mundial da Juventude: 59 centros de saúde com horário alargado

Fique a par

28 Julho 2023
Sandra M. Pinto

Quase 60 centros de saúde do país a funcionar com horário alargado, mais de 100 viaturas de emergência médica, quatro hospitais de campanha e 17 postos médicos avançados fazem parte do dispositivo montado para a Jornada Mundial da Juventude, avança a Lusa.

A escassos dias do início do evento religioso, que decorrerá entre os dias 01 e 06 de agosto, o médico António Marques, que preside a Comissão de Gestão do Plano do Ministério da Saúde para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) avançou, em entrevista à agência Lusa, o dispositivo montado no terreno para responder eficazmente a situações que possam ocorrer durante esta iniciativa, onde são esperados cerca de 1,5 milhões de peregrinos.

António Marques disse estarem tranquilos com o dispositivo criado, considerando que “é digno, estruturado e certamente será adequado às necessidades”.

Durante esta semana já há eventos relacionados com a JMJ que estão a acontecer em 17 dioceses ao longo do país em que foi feita “uma análise das necessidades caso a caso” em termos de prestação de cuidados de saúde que serviu também de preparação para a semana que irá acolher em Lisboa o maior evento da juventude católica, que conta com a presença do Papa Francisco.

Segundo o responsável, há 59 centros de saúde que alargaram especificamente o seu horário por causa da JMJ, sendo que no sábado (05 de agosto) vão estar 225 centros de saúde abertos e no domingo, 190, o que representa “um esforço no contexto dos cuidados de saúde primários e no seu atendimento não programado”.

No contexto hospitalar, entrou-se agora na última fase: a urgência e a resposta à emergência, em que há uma parte pré-hospitalar e uma parte hospitalar.

Na fase pré-hospitalar, António Marque revelou que houve um reforço de mais de 100 viaturas, como ambulâncias e motos de emergência, coordenadas pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), envolvendo também entidades como os bombeiros e a Cruz Vermelha Portuguesa.

A nível hospitalar, vários hospitais atualizaram e testaram os seus planos de resposta a eventuais situações com múltiplas vítimas, denominados planos de catástrofe, nomeadamente o Hospital de Loures, porque há eventos a realizarem-se neste concelho.

Os centros hospitalares Lisboa Norte, Lisboa Central, Ocidental, Coimbra, Santo António e São João (ambos no Porto) também testaram e atualizaram os seus planos de emergência, o que o médico considerou ser “uma mais-valia para resposta a um eventual incidente inesperado e de exceção”, em que terá de haver “uma resposta em rede, sempre considerando os doentes mais graves”.

Relativamente ao dispositivo no terreno coordenado pelo INEM, que conta com a colaboração da Proteção civil, bombeiros, Cruz Vermelha Portuguesa e também do Comité Organizador Local da JMJ, há quatro hospitais de campanha certificados pela Organização Mundial da Saúde, mais dois dos que o inicialmente previstos, que ficarão localizados no Parque Tejo (em terrenos dos concelhos de Lisboa e de Loures), no parque Eduardo VII e em Fátima, e 17 postos médicos avançados, mais sete dos que inicialmente estavam previsto.

“Isto é relevante porque demonstra, por um lado, a capacidade dinâmica, ou seja, à medida que se avalia a situação, os riscos, e se tenta ter uma postura de precaução de gestão de risco, então mobilizamos mais meios”, explicou, sublinhando a importância de serem cautelosos.

Nos postos médicos avançados participam elementos dos bombeiros e da Cruz Vermelha, sendo que 10 estão instalados no Parque Tejo, cinco no parque Eduardo VII, um no Terreiro do Paço e um em Algés.

Há ainda 124 equipas apeadas constituídas por bombeiros e elementos da Cruz Vermelha Portuguesa, coordenadas também pelo INEM, “o que também significa um dispositivo interessante”, além de 76 postos de socorro de nível de suporte básico de vida, onde estão voluntários da JMJ, muitos dos quais são profissionais da saúde.

“Por isso, há aqui um dispositivo que é muito respeitável e robusto”, rematou António Marques.

Mais Recentes

Uma explosão de sabores surpreendentes, numa ode à época mais fria do ano: é assim o menu do Po Tat

há 4 horas

Contrabando chega ao Saldanha e está pronto para surpreender

há 5 horas

Nada de stress: jogos, receitas e outras dicas para entreter as crianças nas férias de Natal

há 6 horas

A Melhor Companhia Aérea na Europa fala português, pela 14.ª vez consecutiva

há 7 horas

InterContinental Lisbon promete um Natal encantado e um Réveillon requintado

há 8 horas

Hugo Boss abre primeira loja outlet HUGO em Portugal e oferece descontos

há 9 horas

Fertagus aumenta oferta de comboios para Setúbal

há 10 horas

Restaurante Astória celebra o Natal com weekend brunch temático e um calendário do advento

há 11 horas

Chaparro Alentejano junta a tradição e a partilha à mesa nesta época natalícia

há 1 dia

Programas de Natal em Cascais prometem animação para toda a família

há 1 dia

A loucura chegou ao Lidl: já está à venda a coleção de roupa natalícia (desde 1,99 euros)

há 1 dia

Primadonna celebra o Natal e o Réveillon com elegância e tradição

há 1 dia

Caminhada nórdica: descubra a modalidade que ajuda (e muito) a gastar calorias

há 1 dia

Não atinge só o couro cabeludo: como surge e de que maneira se trata a caspa nas sobrancelhas

há 1 dia

Elon Musk desiste dos carros e “abandona” a Tesla: bilionário lança cavalo robot

há 1 dia

De acordo com a numerologia, a sua data de nascimento pode indicar quantos anos vai viver

há 1 dia

Anemia de Fanconi: doença rara que causa predisposição para o cancro

há 1 dia

Hotel oferece banhos de petróleo aos hóspedes: «Combate mais de 70 doenças», é a justificação

há 1 dia

Titanic: uma mão cheia de coincidências que contribuíram para o acidente

há 1 dia

Quer viver mais (e melhor)? Caminhe mais depressa

há 1 dia

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.