Kombucha está na moda. Mas quais são os seus reais benefícios?

A bebida fermentada é consumida há milhares de anos.

 

O líquido, conhecido como “bebida da imortalidade” pela antiga civilização chinesa, tem benefícios para a saúde.

Alivia a constipação
Alguns estudos apresentaram dados de que o kombucha é uma possível fonte de probióticos, promovendo benefícios semelhantes aos suplementos utilizados para essa função. Estes microrganismos são capazes de prevenir a constipação e melhorar a digestão, mantendo o intestino saudável e livre de irritações.

Fortalece o sistema imunológico
O sistema digestivo e imunológico possuem uma forte ligação. Além de evitar o intestino preso, os probióticos encontrados no kombucha podem aumentar a imunidade graças às doses de bactérias benéficas presentes na bebida.

Ajuda no emagrecimento
Quando preparado com chá verde, o kombucha pode ajudar a acelerar o metabolismo. O composto epigalocatequina-3-galato (EGCG) encontrado na bebida possui o potencial de aumentar as taxas metabólicas em adultos, segundo um estudo publicado no Journal of Nutritional Biochemistry.

Pode diminuir riscos de doenças cardíacas
Um estudo publicado na revista científica Pharmaceutical Biology revelou o potencial da bebida na prevenção de condições que afetam o coração.

Contêm antioxidantes
Conhecidos por combaterem os efeitos dos radicais livres no organismo, os antioxidantes são substâncias capazes de prevenir o envelhecimento das células e evitar o aparecimento de doenças degenerativas.

Reduz os níveis de açúcar no sangue
A bebida também pode ser benéfica para pessoas com diabetes tipo 2. Uma pesquisa feita em roedores com essa condição revelou que o consumo de kombucha desacelera a digestão de carboidratos – o que, consequentemente, reduz os níveis de açúcar no sangue.

Diminui o stress
A serotonina, conhecida como a “hormona da felicidade”, possui o intestino como principal local para a sua produção. O consumo da bebida pode trazer benefícios para a saúde mental, aliviando o stress e a insónia.

Ler Mais