Partilhar

Lembra-se da Famel? Está em curso uma ronda de investimentos para relançar a marca de motociclos

A Famel lançou uma ronda de investimentos para relançar a marca de motociclos, contando já com um investimento de 2,45 milhões de euros do fundo Novus, gerido pela Magnify Capital Partners, em parceria com o Banco Português de Fomento.

10 Setembro 2024
Forever Young com Lusa

“Fomo-nos apercebendo de que o capital necessário era bastante superior ao que tínhamos no início e fomos à procura. Isso faz com que estejamos a abrir esta ronda a investidores privados porque sentimos ao longo do tempo que havia pessoas e entidades interessadas em participar no projeto”, afirmou o presidente executivo e ‘re-founder’ da Famel, Joel Sousa, em Lisboa.

Segundo os dados avançados pela marca, a ronda de investimento conta com 2,45 milhões de euros do fundo Novus em parceria com o Banco Português de Fomento, a que se vão juntar investimentos privados.

A nova versão da Famel vai incorporar, sobretudo, componentes europeus, metade dos quais feitos em Portugal.

Paralelamente, a marca quer apostar na inclusão de materiais sustentáveis em futuras versões.

O destaque vai para o renascimento do modelo XF-17, adaptando-a à procura de soluções de mobilidade sustentável.

Neste momento, a Famel conta já com cerca de 100 reservas, mas pretende acelerar este número através da ronda de investimento.

A produção deverá começar já no próximo ano em Anadia, perto de Águeda.

“No ano seguinte, o objetivo é ter mais 700 [encomendas]. Em 2029, queremos produzir cerca de 2.000 unidades ao ano”, revelou Joel Sousa.

As primeiras motas deverão ser entregues “na primavera do próximo ano”.

“Quem reservou até hoje tem uma edição de embaixador, com toques refinados. É uma edição numerada. Os embaixadores/investidores vão ter uma versão ainda mais especial. Temos um embaixador que comprou uma para pôr na sala”, revelou.

O principal mercado será o europeu, mas a marca já conta com pedidos das comunidades portuguesas, sobretudo França e Alemanha.

“Há 10 anos tive o sonho de pegar numa marca histórica portuguesa e recuperá-la. A Famel é uma marca conhecida que está no coração dos portugueses. Foi muito dessa história que me fez apaixonar pela marca e querer trazê-la de volta”, contou o presidente executivo.

Apesar de, historicamente, a marca estar muito ligada às vilas, a nova equipa da Famel quer trazê-la para as grandes cidades, adaptando assim os novos modelos.

Os clientes vão também ter a possibilidade de costumizar os veículos, que terão uma componente de inteligência artificial para o desenvolvimento da sua eficiência.

“Tudo isto é tecnologia, sustentabilidade e foi isso nos fez abrir portas a novos investimentos”, acrescentou.

O fundo Novus investe em empresas que estejam numa fase de arranque, crescimento ou expansão, considerando crítico que a marca tenha competência, mercado e capacidade para se expandir fora de portas, razões que levaram ao investimento na Famel, conforme explicou Pedro Ortigão Correia, ‘partner’ na Magnify Capital Partners.

Ao Banco de Fomento, segundo Pedro Ortigão Correia, caberá uma participação de mais de 60% no fundo, que, por sua vez, terá cerca de 10 investimentos, incluindo na Famel.

No capital da empresa portuguesa estarão assim os sócios da marca e o fundo de investimento, “que terá uma percentagem considerável”, apesar de ainda não serem conhecidos os valores finais.

Os investidores privados têm de desembolsar um mínimo de 10.000 euros.

A Famel foi criada em 1949 como fábrica de aros metálicos, tendo começado a produzir no ano seguinte.

 

Mais Recentes

Uma explosão de sabores surpreendentes, numa ode à época mais fria do ano: é assim o menu do Po Tat

há 4 horas

Contrabando chega ao Saldanha e está pronto para surpreender

há 5 horas

Nada de stress: jogos, receitas e outras dicas para entreter as crianças nas férias de Natal

há 6 horas

A Melhor Companhia Aérea na Europa fala português, pela 14.ª vez consecutiva

há 7 horas

InterContinental Lisbon promete um Natal encantado e um Réveillon requintado

há 8 horas

Hugo Boss abre primeira loja outlet HUGO em Portugal e oferece descontos

há 9 horas

Fertagus aumenta oferta de comboios para Setúbal

há 10 horas

Restaurante Astória celebra o Natal com weekend brunch temático e um calendário do advento

há 11 horas

Chaparro Alentejano junta a tradição e a partilha à mesa nesta época natalícia

há 1 dia

Programas de Natal em Cascais prometem animação para toda a família

há 1 dia

A loucura chegou ao Lidl: já está à venda a coleção de roupa natalícia (desde 1,99 euros)

há 1 dia

Primadonna celebra o Natal e o Réveillon com elegância e tradição

há 1 dia

Caminhada nórdica: descubra a modalidade que ajuda (e muito) a gastar calorias

há 1 dia

Não atinge só o couro cabeludo: como surge e de que maneira se trata a caspa nas sobrancelhas

há 1 dia

Elon Musk desiste dos carros e “abandona” a Tesla: bilionário lança cavalo robot

há 1 dia

De acordo com a numerologia, a sua data de nascimento pode indicar quantos anos vai viver

há 1 dia

Anemia de Fanconi: doença rara que causa predisposição para o cancro

há 1 dia

Hotel oferece banhos de petróleo aos hóspedes: «Combate mais de 70 doenças», é a justificação

há 1 dia

Titanic: uma mão cheia de coincidências que contribuíram para o acidente

há 1 dia

Quer viver mais (e melhor)? Caminhe mais depressa

há 1 dia

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.