<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Mais do que as palavras cruzadas, este passatempo (chinês) estimula a criatividade dos maiores de 65 anos 

Aos 65 anos, o tempo livre pode ser, ou não, uma vantagem. Uma das decisões mais inteligentes é apostar num bom passatempo, uma atividade que traga algo real: que estimule a memória e desperte a criatividade. Entre todas as opções, há uma que se destaca, este é um jogo com séculos de história que provou ser uma ferramenta eficaz para treinar a mente. Este é o passatempo que melhora a criatividade e a agilidade mental em pessoas com mais de 65 anos, vem da China, é antigo, parece muito simples, mas é profundamente estimulante: o Tangram. Consiste em formar figuras usando sete peças geométricas: cinco triângulos, um quadrado e um losango. O desafio é usar todas as peças, sem sobrepô-las e apenas tocando-as pelos lados. Desde animais a objetos ou formas humanas, tudo pode ser construído com este pequeno quebra-cabeças. O jogo permite avançar passo a passo: desde copiar figuras até reproduzi-las de memória ou criar composições próprias. Funciona com a lógica mais básica, mas ativa processos mentais complexos. Cada partida com o Tangram estimula áreas-chave do cérebro sem recorrer a telas ou instruções complicadas. Melhora a percepção visual ao identificar figuras e fortalece a memória espacial ao memorizar padrões para reproduzi-los sem apoio visual. Ao mesmo tempo, obriga a coordenar movimentos com a visão, estimulando a coordenação visomotora. Manipular as peças requer precisão e lógica, o que reforça a motricidade fina, uma capacidade que geralmente é afetada com a idade. À medida que as formas básicas são dominadas, o jogo convida a imaginar novas composições, o que desperta a criatividade de forma natural. Também se observa um aumento na concentração e na atenção sustentada. Resolver cada figura exige foco, o que contribui para manter a mente centrada e ativa. Por outro lado, a necessidade de encontrar soluções para cada…

Aos 65 anos, o tempo livre pode ser, ou não, uma vantagem. Uma das decisões mais inteligentes é apostar num bom passatempo, uma atividade que traga algo real: que estimule a memória e desperte a criatividade. Entre todas as opções, há uma que se destaca, este é um jogo com séculos de história que provou ser uma ferramenta eficaz para treinar a mente.

Este é o passatempo que melhora a criatividade e a agilidade mental em pessoas com mais de 65 anos, vem da China, é antigo, parece muito simples, mas é profundamente estimulante: o Tangram.

Consiste em formar figuras usando sete peças geométricas: cinco triângulos, um quadrado e um losango. O desafio é usar todas as peças, sem sobrepô-las e apenas tocando-as pelos lados. Desde animais a objetos ou formas humanas, tudo pode ser construído com este pequeno quebra-cabeças.

O jogo permite avançar passo a passo: desde copiar figuras até reproduzi-las de memória ou criar composições próprias. Funciona com a lógica mais básica, mas ativa processos mentais complexos.

Cada partida com o Tangram estimula áreas-chave do cérebro sem recorrer a telas ou instruções complicadas. Melhora a percepção visual ao identificar figuras e fortalece a memória espacial ao memorizar padrões para reproduzi-los sem apoio visual. Ao mesmo tempo, obriga a coordenar movimentos com a visão, estimulando a coordenação visomotora.

Manipular as peças requer precisão e lógica, o que reforça a motricidade fina, uma capacidade que geralmente é afetada com a idade. À medida que as formas básicas são dominadas, o jogo convida a imaginar novas composições, o que desperta a criatividade de forma natural.

Também se observa um aumento na concentração e na atenção sustentada. Resolver cada figura exige foco, o que contribui para manter a mente centrada e ativa. Por outro lado, a necessidade de encontrar soluções para cada desafio estimula a resolução de problemas e promove a flexibilidade cognitiva.

O Tangram não só ativa o pensamento abstrato, mas também desenvolve a inteligência espacial e reforça a lógica. Ou seja, não é simplesmente um jogo, mas uma rotina mental que treina o cérebro de forma integral e acessível.

 

Mais Recentes

Se procura um ambiente intimista sem perder os sabores típicos dos arraiais portuenses, esta pode ser a solução

há 8 horas

Verdadeira viagem pelos sabores de Itália é a proposta deste restaurante

há 9 horas

«Acabe com este mau hábito antes que o verão comece», implora especialista 

há 10 horas

Caminhada japonesa: descubra os seus benefícios para a saúde

há 13 horas

Opinião: «Dia mundial do dador de sangue, a generosidade salva vidas todos os dias», Sofia Baptista, especialista em Medicina Geral e Familiar

há 14 horas

“SERRA Mostra Sons” está de volta com música para todos os gostos

há 1 dia

Evento que distingue as melhores do futebol e futsal feminino português está de regresso: saiba quando e onde

há 1 dia

Cascais celebra Santos Populares com concertos, arraiais, marchas e muito mais

há 1 dia

Do jazz de Paris ao coração do Príncipe Real: a história do bar mais íntimo de Lisboa

há 1 dia

Trampolins, piscinas de bolas e um simulador de realidade virtual: está tudo pronto para as férias

há 1 dia

Cachaça em homenagem a Vinicius de Moraes é lançada em Portugal

há 1 dia

Sesimbra Oceanfront Hotel celebra os Santos Populares com vista deslumbrante sobre o oceano

há 2 dias

Sardinhas assadas à moda do Visconde para celebrar os Santos Populares

há 2 dias

Opinião: «Nutrição, um dos pilares para um bom desenvolvimento», Bárbara Plácido, nutricionista

há 2 dias

Do arquipélago ao continente: cinco hotéis para viver a tradição das festas juninas

há 2 dias

Escola Superior de Enfermagem do Porto comemora 129 anos

há 2 dias

Caminhe durante estes minutos em passo acelerado e previna a morte prematura

há 2 dias

Jejum intermitente: se tem por hábito fazê-lo, cuidado. Pode afetar o equilíbrio hormonal

há 2 dias

Demência: ciência confirma que o convívio social dos mais velhos ajuda a reduzir esta condição

há 2 dias

Quando colocar a roupa na máquina não a separe apenas pela cor: há um (bom) motivo para tal

há 2 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.