Mantenha-se em forma. Estes são os desportos ideais para maiores de 50

Conheça os desportos ideais para continuar ou retomar a sua prática nos seus anos dourados.

A prática de exercício físico confere benefícios que são bem conhecidos e vários estudos comprovam-nos. Há várias formas de se manter em forma, tanto física como mentalmente, desde andar, correr, andar de bicicleta com os amigos a jogos de duplas ou equipas, como o ténis.

No entanto, nem todas as modalidades desportivas são recomendadas a partir de uma certa idade, porque os riscos que estes acarretam para o corpo superiorizam o prazer que a pessoa possa sentir. Elaborámos uma lista dos cinco desportos mais indicados para pessoas que desejam permanecer ativas ou, apenas, se quiserem começar a praticar desporto aos 50 anos.

1- Natação

Nadar é um dos melhores desportos para atletas de qualquer idade. A natação é mesmo o desporto que os médicos mais recomendam às pessoas, de acordo com o site Fitness Drum, pois as pessoas conseguem melhorar o seu sistema cardiovascular; aumentar a sua força muscular; aliviar o stress; a água tem um menor impacto no corpo, existindo um risco mais reduzido de contrair lesões.

Além disso, nadar pode ser também uma boa ajuda para as pessoas que pretendem sair de casa e socializar, assim como, na perda de peso ou manutenção de uma boa forma física.

2- Ténis

A prática desta modalidade pode ser uma excelente ajuda para quem valoriza a vertente social no desporto, pois pode conhecer muitas pessoas ou até mesmo reforçar o contacto com outras. Um artigo da revista Exame dá até o exemplo de «negócios que começam a ser feitos no court».

Além disso, este é um desporto que faculta vários benefícios ao corpo humano: coordenação, resistência, força muscular, reflexos e melhoria da condição física generalizada.

3- Golfe

Este é o desporto que mais facilmente se imagina uma pessoa com mais de 50 anos a praticar, pela tranquilidade despertada pelo cenário envolvente e a própria dinâmica do jogo. Os praticantes de golfe podem beneficiar com o aumento da flexibilidade nos músculos e articulações, pois este é um desporto que requer mais da técnica dos movimentos, e do seu sistema cardiovascular, por ainda terem de andar uns bons quilómetros entre e depois das tacadas.

Aliás, o golfe é um ótimo desporto para as pessoas que desejam permanecer ativas, mas que podem ter pequenos problemas de saúde, como redução de massa muscular ou artrite – ambas mais comuns com a idade, de acordo com alguns especialistas.

4- Andar de bicicleta

A organização norte-americana PeopleForBikes diz que o ciclismo «é surpreendentemente popular entre as gerações com mais de 50 anos». Isto porque na verdade estar em cima de uma bicicleta e começar a pedalar dá uma sensação de liberdade. A saúde também agradece, pois um estudo alemão comprova que este é um bom exercício para o sistema cardiovascular, a aceleração do metabolismo e o controlo do peso, entre outros benefícios para a saúde.

5- Ioga

Até pode nunca ter perdido a uma boa forma, mas eventualmente o corpo diminui a velocidade a partir de uma certa altura. Ai, é quando os desportos mais ativos podem tornar-se menos atraentes ou mesmo impossíveis de realizar. Na procura de alternativas vai encontrar, seguramente, o ioga.

Esta opção pode trazer enormes benefícios, por isso conheça algumas vantagens do porquê praticar ioga depois dos 50.

Porquê praticar ioga depois dos 50

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
Josefinas abre lojas pop-up em Braga e Lisboa
Automonitor
Lexus estreia primeiro elétrico UX 300e na China