Mãos secas e mãos danificadas: sabe qual a diferença?

Muitas vezes os dois problemas são integrados na mesma categoria, e não devia ser assim pois são problemas diferentes.

As mãos secas apresentam linhas finas e brancas, zonas vermelhas, pele a descamar e mais grossa em algumas zonas. Já as mãos profundamente desidratadas surgem muito ásperas e vermelhas, com pequenas fissuras, às vezes profundas, que vão aumentando de tamanho.

Quem tem mãos secas por norma sente repuxamento, ardor e desconforto, ao passo que mãos danificadas apresentam uma profundamente desconfortável e, por vezes, com comichão, o que torna dificulta a utilização das mãos para determinadas tarefas. Mãos danificadas não aguentam usar água quente ou gel hidroalcoólico.

As mão podem ficar secas devido a atividades diárias ou devido ao frio e ao vento.

No caso de mãos danificadas, tal pode acontecer devido ao trabalho manual onde se utiliza muito as mãos. Mas há mais fatores que contribuem para esta situação, como temperaturas extremas, utilização de detergentes e produtos químicos agressivos, e a lavagem frequente das mãos.

Em ambos os casos deve-se nutrir com água e lípidos para reconstituir a barreira cutânea.

Para um maior conforto das mãos danificadas alivia a comichão e o desconforto, repara a pele para evitar qualquer risco de infeção e proteja com um produto de textura rica e envolvente.

No caso de mãos secas hidrate-as com hidratantes delicados, suaves e com textura leve.

Ler Mais