Marque na agenda! O Giving Tuesday chega este ano a 3 de dezembro

Movimento quer dedicar o dia à solidariedade, realiza-se em mais de 55 países de todo o mundo e pelo segundo ano em Portugal, apesar de ter sido criado em 2012 pelo centro cultural Belfer em parceria com a Fundação das Nações Unidas.

O Giving Tuesday surge de uma ideia muito simples: um dia em que todos se unem para doar e utilizam as redes sociais para inspirar outros a serem generosos. O #GivingTuesday (um dia para doar) celebra-se mundialmente no dia 3 de Dezembro, um dia em que todos são chamados a ter um gesto de solidariedade, após dois dias dedicados ao consumo (Black Friday e Ciber Monday).

O desafio está lançado, também, a Portugal. Empresas, fundações, escolas, universidades ou pessoas individuais podem associar-se a causas concretas que necessitem de um gesto e de uma ação. Mais uma vez, neste dia em que se realiza o maior movimento de solidariedade a nível mundial, pode doar, da forma que puder, seja em dinheiro, em bens, em talento, tempo ou disponibilidade. Toda a sociedade portuguesa está convidada a participar nesta corrente solidária.

Este movimento quer ser parceiro das organizações sem fins lucrativos e, assim, amplificar as suas mensagens. Pois, o Giving Tuesday pode ser uma oportunidade de ultrapassar alguns obstáculos que surgem na implementação dos projetos e atividades das diferentes organizações, que dessa forma podem ter mais visibilidade. Os donativos de empresas, fundações, particulares são efetuados diretamente a essas mesmas organizações.

Os próprios valores filantrópicos característicos deste movimento cívico estão também a ter um impacto significativo em termos de inovação e sustentabilidade do sector social. O que faz com que os representantes do movimento, que vai acontecer a 3 de dezembro, se mostrem «convictos de que o Giving Tuesday vai ser acolhido com grande entusiasmo por todos os setores da sociedade e ter um impacto social muito significativo».

Artigos relacionados
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
Black Friday 2019 em números
Automonitor
FIA escolhe Braga como palco do Hill Climb Masters 2020