Não é adorado por todos, mas os brócolos são um poço de benefícios para a saúde

E nós vamos revelar quais são.

Nos brócolos encontramos:

  • Betacaroteno: poderoso antioxidante que pode ajudar a neutralizar os radicais livres que danificam as células.
  • Cálcio: brócolos são ricos neste mineral que fortalece os ossos.
  • Ditioltina: agente anticancerígeno que pode ajudar a estimular o antioxidante glutationa, composto que protege contra o cancro.
  • Fibra insolúvel: tipo de fibra que ajuda a comida a mover-se com mais rapidez e maior volume pelo aparelho digestivo, promovendo sua maior regularidade.
  • Folato: vitamina do complexo B que ajuda a reduzir a incidência de cancro e determinados problemas congénitos; também ajuda a controlar os níveis de homocisteína, aminoácido associado a doenças cardíacas.
  • Glicosinolato: quando ingerido reparte-se em diversos compostos saudáveis, como indol, sulforafano e isotiocianato, todos combatem os agentes cancerígenos.
  • Indol: acredita-se que este composto ofereça proteção contra cancros de origem hormonal, como os de próstata e da mama.
  • Isotiocianato: ao estimular o organismo na produção de suas próprias enzimas anticancerígenas, pode neutralizar as possíveis substâncias causadoras do cancro. Esse fitoquímico também combate os carcinógenos do cigarro.
  • Luteína: carotenoide que pode evitar o cancro de cólon e determinadas doenças nos olhos.
  • Potássio: os bró cólis são uma fonte rica desse mineral, que ajuda a reduzir os riscos de AVC e a tensão alta.
  • Sulforafano: um poderoso fitoquímico que pode aumentar a atividade das enzimas que combatem o cancro do organismo e ajuda a reduzir a formação de tumores.

Benefícios dos brócolos:

1. Ajuda a combater doenças pulmonares e cardiovasculares
Além dos benefícios já citados, o sulforafano presente nos brócolos ajuda o organismo a combater infeções causadoras de inflamação nos pulmões e nas artérias.

2. Previne o cancro da bexiga
Um estudo constatou que homens que ingeriam cinco ou mais porções de vegetais crucíferos por semana tinham metade da probabilidade de desenvolver cancro da bexiga, ao longo de um período de 10 anos, quando comparados com homens que raramente os comiam. O brócolos e o repolho foram apontados como os alimentos mais protetores.

3. Dá à pele um brilho saudável
A vitamina C do brócolos ajuda na formação do colágeno, elemento essencial para uma pele saudável.

4. Reduz o risco de cancro colorretal
O brócolos é rico em folato, fibras e antioxidantes que podem reduzir o risco de cancro colorretal.

5. Aumenta a sobrevivência ao cancro da mama
Um novo estudo sugere que o consumo de brócolos e outros vegetais crucíferos melhora a probabilidade de sobrevivência ao cancro da mama. De um grupo de mulheres estudadas na China, 62% tiveram menos hipóteses de morrer em decorrência do cancro da mama e 35% delas tiveram menos hipóteses de recorrência com uma dieta regular de vegetais crucíferos, quando comparadas às mulheres que não seguiam esse tipo de alimentação.

6. Mantém os ossos fortes
A vitamina K dos brócolos ajuda a melhorar a saúde dos ossos.

7. Ajuda na perda de peso
A maioria das pessoas consome pouca vitamina C, e um estudo comprovou que adultos com deficiência dessa vitamina podem ser mais resistentes à perda de peso. Em contrapartida, pessoas que tinham níveis adequados de vitamina C no organismo queimavam 30% mais gordura após uma sessão de exercícios que pessoas com vitamina C baixa.

 

Ler Mais


Artigos relacionados
Comentários
Loading...