Partilhar

Nova aplicação silencia os medos de pessoas com Perturbação do Espectro do Autismo

venha conhecer a novidade

18 Outubro 2023
Sandra M. Pinto

A Samsung Electronics Co., Ltd. lança em Portugal a aplicação “Unfear”, desenvolvida para melhorar o dia a dia de pessoas com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA), através de uma tecnologia que procede ao cancelamento automático de certos ruídos incomodativos. Em parceria com a agência Cheil, a Confederação Autismo Espanha e outras entidades especializadas – como a Federação Portuguesa de Autismo -, este é um projeto piloto que pretende normalizar algumas das tarefas diárias que podem afetar a rotina destas pessoas.

Conscientes da importância do volume de alguns sons para pessoas no espectro do Autismo, a Samsung trabalhou numa solução baseada na utilização de Inteligência Artificial (IA) que consegue detetar alguns sons externos, como alterações abruptas no ruído circundante, ou até algum som proveniente de conteúdo do telefone do utilizador, utilizando apenas os auriculares e uma aplicação mobile.

Disponível de forma gratuita na Google Play Store, é compatível com sistema Android 10 ou superiores, conjugados como os auriculares Galaxy Buds2 Pro. Estes auriculares contam com tecnologia de ponta para som Wi-Fi e cancelamento de ruído ativo, assim como outras funcionalidades essenciais para o bom funcionamento da aplicação.

A app – que conta com o aval científico da Sociedade Espanhola de Psiquiatria e Saúde Mental (SEPSM) – foi desenvolvida para proteger o utilizador contra qualquer ruído que se possa tornar desagradável, analisando-o e ativando, de forma automática, a configuração pré-definida para respetivo cancelamento. Ainda que na sua versão beta, estão já contemplados sons como sirenes, o metro, obras públicas, ambulâncias, buzinas ou até latir de cães. Cada utilizador poderá ainda definir a partir de quantos decibéis quer que os ruídos sejam cancelados pelos auriculares, protegendo-se da fonte de stress.

A Unfear monitoriza também, em tempo real, a saída de áudio dos auriculares, evitando mudanças bruscas de som e mitigado ruídos que possam incomodar a comunidade autista. A app controla tanto o volume de saída como a onda de som, ajustando em tempo real o volume e a equalização para cancelar os ruídos que podem aparecem aquando, por exemplo, um jogo ou um filme enquanto se navega nas redes sociais.

No entanto, existem certas ocasiões em que a minimização personalizada dos sons não é suficiente. É aí que o modo de assistência da Unfear pode ser ativado e, em caso de crise, os auriculares Galaxy Buds2 Pro guiam o utilizador através de uma facha sonora terapêutica que pode ser pré-gravada com a ajuda de profissionais e familiares. Caso esta terapia não funcione, existe ainda um botão de SOS que ativa automaticamente a ajuda. Através dos auriculares, é contactado um número de emergência previamente registado na aplicação.

Mais Recentes

Reforma: conheça (e evite) os 10 erros mais comuns

há 16 horas

Quer ter uns dentes verdadeiramente saudáveis? Basta seguir estes conselhos

há 17 horas

Uma escova limpa é meio caminho para ter um cabelo saudável: consiga-o seguindo à risca estas dicas

há 18 horas

O que faz a diferença entre uma boa ideia e uma grande ideia? Vamos descobrir

há 19 horas

Fugimos delas como o diabo da cruz: saiba como prevenir o aparecimento das temidas rugas

há 20 horas

Descubra os benefícios de incluir o salmão na sua dieta

há 21 horas

Desgaste emocional: implemente estas 3 dicas e deixe de se preocupar tanto

há 22 horas

Estes são os três signos mais bonitos: descubra se o seu está na lista

há 22 horas

Nuvem Vitória já contou histórias de embalar a mais de 83 mil crianças em hospitais portugueses

há 2 dias

Vamos cantar os parabéns à TAP Air Portugal: companhia aérea celebra hoje o seu 80.º aniversário

há 2 dias

Meliá Lisboa Aeroporto assinala 11 anos de serviço e hospitalidade

há 2 dias

Julio Iglesias Experience Tour by Julio Iglesias Jr. chega a Portugal

há 2 dias

«Jejum de 24 horas promove regeneração de células estaminais», defendem especialistas

há 2 dias

Região de Leiria aposta na valorização da gastronomia

há 2 dias

Tenha um hálito mais fresco seguindo estes conselhos

há 2 dias

Estudo identifica nova espécie de réptil primitiva que viveu em Portugal

há 2 dias

Parlamento aprova novo estatuto da carreira de investigação científica

há 2 dias

Passageiros nos aeroportos nacionais aumentam em janeiro para 4,2 milhões

há 2 dias

Prestação Social para a Inclusão: aumenta com retroativos a janeiro

há 2 dias

Elimine os fungos das plantas e previna o seu aparecimento com o truque do alho

há 2 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.