Partilhar

Novo regulamento entra em vigor para melhorar disponibilidade de medicamentos

Portugal dispõe a partir de hoje de um novo regulamento para melhorar a disponibilidade de medicamentos, que prevê que a autoridade nacional do setor pode definir um plano de gestão de `stocks´ em situações críticas de rutura.

19 Fevereiro 2025
Forever Young com Lusa

O novo Regulamento de Gestão da Disponibilidade do Medicamento (RGDM), publicado na terça-feira em Diário da República e que entrou hoje em vigor, atualiza o anterior de 2019, adiantou a Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) em comunicado.

Para mitigar as situações de rutura de medicamentos, o Infarmed, em articulação com as entidades do setor, poderá “definir medidas como a distribuição controlada de medicamentos, alocar `stocks´ sob sua orientação, monitorizar `stocks´ e movimentos, promover orientações específicas à distribuição, bem como à prescrição e dispensa e identificar alternativas terapêuticas”, adiantou a autoridade nacional.

Segundo o comunicado, este novo regulamento é o resultado da experiência adquirida pelo Infarmed e por todo o setor de comercialização e distribuição do medicamento em Portugal nos últimos anos e pretende ser uma resposta para melhorar a disponibilidade de fármacos no país.

O RGDM resulta de uma avaliação à evolução da disponibilidade de medicamentos a nível nacional e europeu, na sequência da “boa colaboração desenvolvida nos últimos anos entre o Infarmed e os interlocutores do setor”, assim como das iniciativas europeias para robustecer as cadeias de abastecimento de fármacos críticos.

De acordo com o Infarmed, o regulamento clarifica e reforça as responsabilidades de todos os interlocutores do setor, como os titulares de autorização de introdução no mercado, distribuidores por grosso, farmácias, serviços farmacêuticos hospitalares e outras entidades legalmente habilitadas a dispensar medicamentos ao público em território nacional.

Em situações de escassez, os titulares de autorização de introdução no mercado e distribuidores por grosso devem garantir mecanismos adicionais de controlo de `stocks´, nomeadamente através de canais SOS, para abastecimento das farmácias, em situações de comprovada urgência, adiantou o Infarmed.

O regulamento classifica as ruturas de acordo com os níveis de impacto, quanto ao risco para a saúde consoante a disponibilidade de alternativas terapêuticas no mercado, como baixo, médio e elevado.

É considerada uma rutura com impacto baixo quando estão disponíveis medicamentos similares (mesma substância ativa, equivalente forma farmacêutica e dosagem) ou alternativas terapêuticas, médio quando estão disponíveis quantidades limitadas e insuficientes de medicamentos similares ou de alternativas terapêuticas e elevado quando não se encontram disponíveis alternativas terapêuticas.

Segundo o RGDM, os titulares de autorização de introdução no mercado devem assegurar a existência, no seu armazém, em território nacional, de um stock de segurança correspondente a pelo menos dois meses da média mensal de abastecimento para todos os medicamentos.

Já as farmácias devem dispor de um stock adequado de medicamentos, tendo em consideração as suas vendas mensais, de modo a garantir uma dispensa adequada, contínua e equitativa ao público, refere o regulamento.

PC // CMP

Lusa/Fim

Mais Recentes

Doença de Gaucher: «Embora não haja cura, existem medicamentos e tratamentos que podem ajudar os doentes» Fátima Ferreira, hematologista

há 14 minutos

«Este é o chá que deve beber para melhorar a saúde dos rins», asseguram os especialistas

há 33 minutos

«90% da nossa felicidade vem dos nossos intestino», garante especialista

há 46 minutos

Medicamento que imita a cannabis promete “revolucionar” o tratamento da dor crónica

há 58 minutos

Produto para o cabelo recolhido das prateleiras: «contém uma substância proibida na Europa», alertam autoridades

há 1 hora

Pré-reforma: se está a pensar avançar convém saber se tem direito em 2025

há 2 horas

Autoridades alertam para risco de medicamentos de terapias avançadas não autorizados

há 2 horas

“Viajar sem pressa”: fiscaliza velocidade na estrada

há 2 horas

«Nova depressão chega na quarta-feira», alertam autoridades

há 2 horas

Afinal quem tem prioridade nas filas: vejamos as regras do atendimento prioritário

há 18 horas

Síndrome de Ativação dos Mastócitos: conheça a doença da alergia às emoções fortes

há 19 horas

Meditação: apesar dos benefícios há quem relate «experiências desagradáveis»

há 20 horas

Alergias: conhecer os diferentes tipos de pólen pode ser fundamental

há 21 horas

Fertilidade masculina: «Risco de autismo aumenta quanto mais avançada for a idade do pai», revelam especialistas

há 22 horas

Tarefas desagradáveis: descubra as estratégias mais eficazes para as executar

há 23 horas

Branco, amarelo ou mascavado: conheça as diferenças entre os açúcares

há 24 horas

No brunch do Dia do Pai no Mama Shelter Lisboa há um super buffet

há 1 dia

Reforma: conheça (e evite) os 10 erros mais comuns

há 2 dias

Quer ter uns dentes verdadeiramente saudáveis? Basta seguir estes conselhos

há 2 dias

Uma escova limpa é meio caminho para ter um cabelo saudável: consiga-o seguindo à risca estas dicas

há 2 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.