O que as mulheres de meia-idade devem saber acerca do jejum intermitente

Será esta opção segura e eficaz para mulheres com mais de 40 anos?

Uma das mais recentes pesquisas sobre jejum intermitente em adultos (homens e mulheres), publicada no JAMA Network Open em dezembro de 2021, mostrou que alguns tipos de jejum intermitente parecem ajudar na perda de peso moderada.

Para chegar a essa conclusão, os investigadores avaliaram 11 meta-análises publicadas, que analisaram cumulativamente 130 ensaios clínicos.

Os especialistas descobriram que apenas o jejum de 5:2 (consiste em comer apenas 25% das calorias normais durante dois dias não consecutivos (terça e quinta, por exemplo) ao longo de uma semana) ou um jejum de dias alternados estava associado a «uma perda de peso estatisticamente significativa de mais de 5% em adultos com sobrepeso ou obesidade».

Além disso, os investigadores observaram que o jejum intermitente parecia ter mais sucesso durante os primeiros seis meses, após os quais as pessoas geralmente mantinham o mesmo peso.

Ao mesmo tempo os investigadores referem que nem todas as mulheres de meia-idade deve seguir este plano alimentar. Aquelas com histórico de alimentação desordenada, índice de massa corporal ( IMC ) abaixo de 18,5 ou que precisam de tomar medicamentos com alimentos em horários certos devem abster-se de fazer jejum intermitente .

Outros especialistas acrescentam que mulheres com determinadas condições médicas também não devem fazer, dando como exemplo as mulheres com doença de Crohn ou diabetes.

Ler Mais


Artigos relacionados
Comentários
Loading...