O que as unhas dizem sobre a sua saúde

Atenção: estes são sete sinais de que algo não está bem. Aprenda a identificá-los e a compreender o seu significado.

As suas unhas estão azuladas, secas e frágeis? Partem-se facilmente? Não ignore estes síntomas. Eles podem indicar que algo não está bem no seu corpo e, em caso graves, problemas do fígado, pulmões ou até mesmo do coração.

A pensar nisso, o portal online dos hospitais e clínicas CUF identificou sete sinais de alarme a que deve estar atento, o possível agente causador e como actuar. Tome nota:

1. Mudaram de cor

Sem cor: pode ser sinal de anemia (deficiência de ferro), doença do fígado, má nutrição ou até mesmo de insuficiência cardíaca.

Brancas: quando estão maioritariamente brancas, com os rebordos mais escuros, existe a possibilidade de ter problemas a nível do fígado, como hepatite.

Amarelas: a infecção fúngica é uma das causas mais comuns. Em casos mais graves, pode ser sinal de doença severa da tiróide, doença pulmonar, diabetes ou psoríase.

Azuladas: pode significar que o seu corpo não está a receber oxigénio suficiente. Poderá ter origem num problema ao nível dos pulmões, como enfisema pulmonar (doença em que os alvéolos, onde ocorrem trocas gasosas da respiração, são destruídos, reduzindo os níveis de oxigénio no sangue e dificultando a respiração), indicar um problema de coração ou de circulação.

2. A forma alterou-se

Onduladas: caso ocorra na superfície da unha, poderá ser uma manifestação precoce de psoríase ou artrite.

Curvadas: pode levar anos a desenvolver-se e ter origem numa deficiência de oxigénio que, por sua vez, pode ser causada por doença inflamatória do intestino, doença cardíaca, do fígado ou dos pulmões.

Com depressões: podem ser sinal de má nutrição, sarampo, papeira, escarlatina, doença vascular periférica, pneumonia, diabetes descontrolada ou deficiência de zinco.

3. Tornaram-se quebradiças

Podem estar associadas a problemas na tiróide ou a psoríase. Se, além disso, apresentarem coloração amarelada, o mais provável é que seja uma infecção fúngica.

4. A pele que as rodeia está inflamada

Se esta zona estiver vermelha e inchada, poderá significar que tem uma inflamação da prega ungueal proximal. Este sinal pode indicar lúpus ou outro problema do tecido conjuntivo.

5. Surgiram linhas pretas

Deve consultar o seu médico dermatologista com a maior brevidade possível. Por vezes, pode ser causado por melanoma, o tipo de cancro da pele mais perigoso.

6. Estão roídas

Pode ser um velho hábito, mas pode traduzir uma situação de ansiedade que deve ser sujeita a tratamento. O acto de roer as unhas pode também estar associado a um distúrbio obsessivo-compulsivo.

7. Têm pintas brancas

O aparecimento de manchas ou linhas brancas nas unhas é geralmente inofensivo e deve-se a pequenos traumas. No entanto, quando acontece de forma prolongada, pode ser o resultado de deficiências nutricionais, infecções, doenças metabólicas, doenças sistémicas ou efeitos secundários de medicamentos.

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
Mark Ronson desvenda futuro dos vídeos de música
Automonitor
Mercedes-Benz revela versões híbridas dos Classe A e B