Foram estas as perguntas que serviram de base para um estudo de ‘social listening’, uma iniciativa da Merck com o apoio do Buzzmonitor, uma ferramenta de social media, que conclui que a ‘Inclusão’ é o tema sobre o qual mais se fala, com mais do dobro das menções da ‘Diversidade’ e ‘Equidade’, sendo os meios de comunicação regionais os que mais partilham sobre este assunto. Em média, os portugueses mencionam estes temas nas redes sociais 461 vezes por mês.
De janeiro a outubro deste ano analisaram-se os posts partilhados no Facebook, Instagram e Twitter, para perceber de que forma estava o tema da ‘Diversidade’, ‘Equidade’ e ‘Inclusão’ representado nas principais redes sociais e quais as interações identificadas. Contas feitas, há em média 268 menções à ‘Inclusão’ todos os meses, 102 à ‘Equidade’ e 91 à ‘Diversidade’, o tema menos comunicado.
E, com exceção da ‘Equidade’, onde é no Instagram (52%) que se encontram mais referências, tanto a ‘Diversidade’ como a ‘Inclusão’ apresentam mais menções no Facebook (66% e 67,9% respetivamente).
E quando é que mais se fala? A avaliação permite concluir que as menções são uma constante ao longo do ano para os três temas, mas que as efemérides surgem como momentos de picos de comunicação no caso da ‘Diversidade’ (por exemplo, o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento) e da ‘Equidade’ (Dia Internacional da Mulher ou o Dia Internacional da Igualdade Feminina). No que diz respeito à ‘Inclusão’, são as menções ao tema feitas por altas entidades, instituições e organizações que mais motivam o aumento do volume de publicações.
Esta análise permite ainda concluir que, no caso da ‘Diversidade’, são os Municípios e Câmaras Municipais os que mais comunicam sobre o tema, como por exemplo, o Município de Gouveia ou de Montemor o Novo. Já no que diz respeito à ‘Equidade’, são os meios de comunicação social que geram mais publicações, como o Jornal Expresso, Breves Jornal, Observador ou Jornal Público. Sobre a ‘Inclusão’, continuam a ser os perfis de meios de comunicação social que mais abordam o tema – voltamos a encontrar o Breves Jornal, Diário de Notícias da Madeira, JM Madeira e Funchal Madeira.
Por último, o estudo permite também concluir que as mulheres são quem mais faz partilhas nas redes sociais sobre os três temas, sendo negativo também para as três temáticas o tom identificado nas mensagens. Numa totalidade de 2.303 publicações, 1.874 (81%) são realizadas pelo género feminino.