<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Óbito: Morreu Adelino Gonçalves, a voz do programa “Discoteca” da Rádio Comercial nos anos 80

23 Junho 2025
Forever Young

O radialista tinha 66 anos.

Adelino Gonçalves, radialista e autor do programa Discoteca, transmitido na década de 1980 pela Rádio Comercial, morreu aos 66 anos, anunciou a Antena 1 no passado sábado, 21 de junho. As causas da morte não foram tornadas públicas.

O comunicador destacou-se como um dos grandes divulgadores da música de dança de raiz negra em Portugal. No seu espaço na Rádio Comercial, trouxe até ao público português o género musical soul e grandes vozes do mesmo, como a de Whitney Houston e a de Janet Jackson, até então desconhecidas no país.

Ao longo da sua carreira, Adelino Gonçalves passou ainda por outras estações, como a Rádio Energia, a Rádio Marginal e a Rádio Capital. Para além da rádio, emprestou a sua voz a inúmeros anúncios publicitários, jingles e filmes, tornando-se uma presença constante no dia a dia de muitos ouvintes.

Nas redes sociais, várias figuras da área prestaram-lhe uma devida homenagem. É o caso do jornalista Nuno Santos. “Para trás ficara a Discoteca, um dos programas, como o Som da Frente ou o Rock em Stock, que marcou gerações. […] A Rádio em Portugal não teve muitas pessoas como ele”, escreveu.