O primeiro deputado eleito pela UDP, em 1975, Américo Duarte, morreu na segunda-feira aos 80 anos, vítima da doença de Parkinson, segundo o portal Convergência, ligado àquele antigo partido político, avança a Lusa.
Antigo operário da Lisnave, Américo dos Reis Duarte foi o primeiro deputado eleito pela União Democrática Popular (UDP), um dos partidos que, em 1999, esteve na origem da constituição do Bloco de Esquerda (com o PSR de Francisco Louçã e o movimento Política XXI de Miguel Portas).
Ouvido pela TSF, Mário Tomé, que mais tarde seria também eleito deputado pela UDP, recorda aquele que é, para si, uma referência política
Nascido em 29 de outubro de 1942, em Lisboa, Américo Duarte era mecânico de bordo da Lisnave quando foi eleito para a Assembleia Constituinte. O seu estilo truculento e a linguagem popular davam nas vistas, embora Mário Tomé (ou o major Tomé, como era conhecido) tenha sido o deputado da UDP que alcançou maior notoriedade.
Segundo uma biografia feita pelo jornal online Observador em 2015, por ocasião dos 40 anos da Constituição, Américo Duarte foi o primeiro deputado a falar nas sessões da Constituinte, em 03 de junho de 1975, para desafiar um dos adversários políticos, o social-democrata Mota Amaral, quem rotulou então de “destacado fascista”.