<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Óbito: Morreu Nihal Candan, a influencer de 30 anos que pesava 22 kg

26 Junho 2025
Forever Young

A jovem sofria de anorexia nervosa

A influencer turca Nihal Candan, de 30 anos, faleceu recentemente pesando apenas 22 kg. A jovem sofria de anorexia nervosa, tendo perdido cerca de 40 kg nos últimos dois anos, e não resistiu às complicações da doença. A confirmação da morte foi feita pela sua irmã, Bahar.

Nihal encontrava-se em tratamento hospitalar quando sofreu uma paragem cardíaca. Os médicos comunicaram à família que não seria possível reanimá-la, dada a gravidade do seu estado de saúde. Para gerir as decisões relacionadas com o seu tratamento, foi nomeado um tutor legal.

Nas redes sociais, a irmã da influencer partilhou um desabafo emotivo, responsabilizando a sociedade pelas pressões que contribuíram para o distúrbio de Nihal. “A minha irmã foi levada ao hospital, ela tem anorexia, façam alguma coisa, a minha irmã está a morrer. Espero que sintam remorso por caluniarem uma jovem desta forma e arruinarem a vida dela”, escreveu.

A Federação das Associações de Mulheres da Turquia emitiu um comunicado lamentando a morte de Nihal Candan e denunciando a pressão estética no país. “A morte de Nihal devido à anorexia nervosa revela mais uma vez que as pressões e imposições sociais podem atingir níveis letais”, refere a nota.

“Normas estéticas e a obsessão por um corpo perfeito, constantemente promovidas pelos media, mercantilizam as mulheres através de programas televisivos e concursos, levando-as a pôr em risco a sua saúde. Este problema é também um reflexo da desigualdade social. É urgente discutir e debater amplamente esta questão”, conclui o comunicado.