<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Ofensiva militar norte-americana contra o Irão foi «inspirada na saga Star Wars», garantem os fãs

24 Junho 2025
Forever Young

A recente ofensiva militar norte-americana contra o complexo nuclear subterrâneo de Fordow, no Irão, está a gerar comparações curiosas nas redes sociais — e uma delas é com o clássico do cinema Star Wars.

De acordo com uma análise do The New York Times, baseada em imagens de satélite e avaliações de especialistas, os EUA terão lançado bombas de precisão contra estruturas que aparentam ser dutos de ventilação, considerados pontos vulneráveis da instalação nuclear iraniana.

A semelhança com o ataque de Luke Skywalker à Estrela da Morte não passou despercebida ao público.

No primeiro filme da saga de George Lucas, o jovem Skywalker destrói a gigantesca estação espacial inimiga lançando torpedos exactamente através de um duto de ventilação térmica — o único ponto fraco do colosso galáctico.

Nas redes sociais, internautas ironizaram:

“Ok. Eu vi esta operação num filme. Mandar a bomba pelo duto de ventilação. Ninguém nas Forças Armadas do Irão viu Star Wars?”, escreveu um utilizador no X (antigo Twitter).

Outro comentou:

“Bombardeiros B-2 lançaram bombas em dutos de ventilação? Parece que os engenheiros nucleares iranianos nunca viram Uma Nova Esperança.”

A base subterrânea de Fordow, situada nas montanhas perto da cidade sagrada de Qom, a cerca de 150 km de Teerão, é considerada uma das instalações nucleares mais seguras e estratégicas do país.

Ainda que a operação militar tenha seguido estratégias racionais com base em inteligência, o paralelismo com o universo de Star Wars conquistou os fãs da saga e reacendeu memórias de uma geração inteira que cresceu a torcer por rebeldes contra impérios — sejam eles galácticos ou terrestres.

Como dizia Obi-Wan Kenobi:

“Em muitos dos pontos de vista que tomamos como absolutos… depende sempre de uma certa perspetiva.”