Outubro de 1969. O mundo era assim há 50 anos

Lembra-se? Estes acontecimentos celebram meio século.

Há 50 anos, em outubro de 1969, estreava uma das mais influente sérias de comédia de sempre. Neste mesmo mês, lutava-se contra a guerra do Vietname, era roubado em Itália um dos mais famosos quadros de sempre e uma das mais bonitas canções dos Beatles era lançada.

Lembra-se destes acontecimentos? Relembre aqui estes e outros dos mais marcantes (e históricos) momentos deste mês, por ordem cronológica.

5 de Outubro:
O primeiro episódio da série televisiva “Monty Python`s Flying Circus” estreia na BBC. Esta influente série televisiva iria para sempre marcar o panorama da comédia. Ao longo de 4 temporadas o humor absurdo e os skectches rebuscados desafiaram os limites do que era possível fazer e dizer em televisão até então.

11 de Outubro
Em São Francisco morre a última vítima do assassino do zodíaco (“Zodiac Killer”). Paul Stine, um taxista da cidade, foi a vítima número 7 de um dos mais infames assassinos de todos os tempos.

12 de Outubro
Nasce Tonya Harding. A história da conhecida e celebrada patinadora foi recentemente aproveitada por Hollywood para a criação do filme “I, Tonya”, protagonizado por Margot Robbie.

15 de Outubro
Marcha contra a guerra do Vietname. Em Washington milhares de manifestantes organizaram uma marcha de protesto junto à Casa Branca, segurando velas que sinalizavam os mortos desta trágica guerra, que apenas iria terminar em 1975.

18 de Outubro
O quadro “Natividade com S. Francisco e S. Lourenço” de Michelangelo Caravaggio é roubado da Capela de S. Lourenço em Palermo. O crime continua a ser um grande mistério, não tendo sido encontrado os culpados. Apenas recentemente um ex-membro da Máfia veio a público afirmar que a peça foi escondida em 8 partes pela organização e vendida no mercado clandestino.

21 de Outubro
Jack Kerouac morre de alcoolismo em S. Petersburgo. O prolifico autor e reconhecido membro da “geração Beat” morreu aos 47 anos

21 de Outubro
Willy Brandt é eleito Chanceler da República Federal Alemã. O político social-democrata foi fundamental no processo de relaxamento e aproximação ao bloco de Leste Comunista. Em 1971 foi-lhe inclusive atribuído o Prémio Nobel da Paz.

29 de Outubro
Samuel Beckett ganha o Prémio Nobel da Literatura. O escritor e dramaturgo irlandês é até aos dias de hoje amplamente considerado com um dos mais influentes para a cultura do séc. XX

31 de Outubro
A canção “Something” dos The Beatles é lançada no Reino Unido. Composta por George Harrison, esta viria a ser uma das faixas mais celebre da banda, tendo sido reinterpretada por artistas como Elvis Presley ou Frank Sinatra.

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
Lego lança minissérie no YouTube
Automonitor
Portugal a caminho de bater recorde de produção anual