Outubro de 1969. O mundo era assim há 50 anos

Lembra-se? Estes acontecimentos celebram meio século.

Há 50 anos, em outubro de 1969, estreava uma das mais influente sérias de comédia de sempre. Neste mesmo mês, lutava-se contra a guerra do Vietname, era roubado em Itália um dos mais famosos quadros de sempre e uma das mais bonitas canções dos Beatles era lançada.

Lembra-se destes acontecimentos? Relembre aqui estes e outros dos mais marcantes (e históricos) momentos deste mês, por ordem cronológica.

5 de Outubro:
O primeiro episódio da série televisiva “Monty Python`s Flying Circus” estreia na BBC. Esta influente série televisiva iria para sempre marcar o panorama da comédia. Ao longo de 4 temporadas o humor absurdo e os skectches rebuscados desafiaram os limites do que era possível fazer e dizer em televisão até então.

11 de Outubro
Em São Francisco morre a última vítima do assassino do zodíaco (“Zodiac Killer”). Paul Stine, um taxista da cidade, foi a vítima número 7 de um dos mais infames assassinos de todos os tempos.

12 de Outubro
Nasce Tonya Harding. A história da conhecida e celebrada patinadora foi recentemente aproveitada por Hollywood para a criação do filme “I, Tonya”, protagonizado por Margot Robbie.

15 de Outubro
Marcha contra a guerra do Vietname. Em Washington milhares de manifestantes organizaram uma marcha de protesto junto à Casa Branca, segurando velas que sinalizavam os mortos desta trágica guerra, que apenas iria terminar em 1975.

18 de Outubro
O quadro “Natividade com S. Francisco e S. Lourenço” de Michelangelo Caravaggio é roubado da Capela de S. Lourenço em Palermo. O crime continua a ser um grande mistério, não tendo sido encontrado os culpados. Apenas recentemente um ex-membro da Máfia veio a público afirmar que a peça foi escondida em 8 partes pela organização e vendida no mercado clandestino.

21 de Outubro
Jack Kerouac morre de alcoolismo em S. Petersburgo. O prolifico autor e reconhecido membro da “geração Beat” morreu aos 47 anos

21 de Outubro
Willy Brandt é eleito Chanceler da República Federal Alemã. O político social-democrata foi fundamental no processo de relaxamento e aproximação ao bloco de Leste Comunista. Em 1971 foi-lhe inclusive atribuído o Prémio Nobel da Paz.

29 de Outubro
Samuel Beckett ganha o Prémio Nobel da Literatura. O escritor e dramaturgo irlandês é até aos dias de hoje amplamente considerado com um dos mais influentes para a cultura do séc. XX

31 de Outubro
A canção “Something” dos The Beatles é lançada no Reino Unido. Composta por George Harrison, esta viria a ser uma das faixas mais celebre da banda, tendo sido reinterpretada por artistas como Elvis Presley ou Frank Sinatra.

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
Loading...