O papa Francisco revelou no domingo que está com uma infecção pulmonar.
O pontífice, que tem 86 anos, não fez a sua tradicional aparição dominical na Praça São Pedro, em Roma. No sábado, o Vaticano havia anunciado que ele estava com uma gripe leve.
A bênção tradicional do meio-dia feita pelo papa foi transmitida ao vivo da capela do Vaticano, onde Francisco mora. “Queridos irmãos e irmãs. Bom domingo. Hoje não posso aparecer na janela porque estou com esse problema de inflamação nos pulmões”, declarou o papa.
A infecção pulmonar é uma infecção causada por vírus, bactérias ou fungos, que penetram pelas vias respiratórias e se alojam nos pulmões. Pode ser aguda (surge em 7 dias) ou crónica (surge aos poucos).
Os sintomas mais comuns são:
– Febre;
– Tosse;
– Catarro;
– Dor de garganta;
– Dor de ouvido;
– Dificuldades respiratórias.
Se a infecção pulmonar for rapidamente identificada, as possibildades de cura serão muito grandes. Porém, em pacientes com baixa imunidade, como pacientes com AIDS e cancro, a recuperação é mais demorada do que o normal.
A infecção pulmonar é identificada através de um exame físico onde o médico analisa a cor, temperatura, secreções e auscultação pulmonar (ouvir a respiração através de um estetoscópio) do indivíduo e também através de exames de sangue e radiografia do tórax. É muito importante verificar o agente causador da infecção para que haja uma melhor condução do tratamento.