Comida amiga do coração. Porque com maior idade, vem também maior responsabilidade… alimentar

Pela sua saúde. Acrescente estes alimentos “amigos” do seu coração à dieta.

As mudanças que o nosso corpo – e sobretudo o nosso coração – sofrem com o passar dos anos merecem a nossa atenção.

Com o passar dos anos, o cuidado com a saúde cardíaca deverá ser uma prioridade. Não é por acaso que tal como declara a OMS, os problemas de coração são a primeira causa de morte em todo o Mundo. A partir dos 50 anos o cuidado deverá ser redobrado na medida em que “somos mais propensos a desenvolver doenças cardiovasculares, como ataques cardíacos ou derrames cerebrais”, tal como explica o National Institute of Health.

A boa notícia é que, no entanto, podemos ajudar a reduzir alguns destes riscos, simplesmente através de algumas mudanças comportamentais e alimentares. Eliminar o consumo de tabaco, não abusar do álcool, fazer exercício físico regularmente e manter uma dieta mediterrânica, rica em fibra e baixa em sal, são apenas algumas das importantes mudanças que devemos todos implementar nas nossas vidas.

Dentro do tema da alimentação existem alguns alimentos em particular que possuem importantes nutrientes e propriedades protetoras do correto funcionamento cardíaco. Ao incluir alguns destes ingredientes, sugeridos pela Fundación Española del Corazón, estará a ajudar a reduzir significativamente o risco de algumas das mais conhecidas doenças cardiovasculares.

  1. Abacate

Esta fruta originária da Mesoamérica tem ganho uma enorme popularidade nos últimos anos. Para além de ser extremamente saborosa, contém inúmeros nutrientes saudáveis, especialmente para o coração.

Segundo um estudo da Fundacion del Corazon, o consumo diário de abacate, inserido numa dieta moderada e baixa em calorias, ajudar a melhorar os níveis de colesterol LDL em pessoas com excesso de peso e obesidade.

  1. Morangos

Estas pequenas e coloridas frutas, que eram já apreciadas pelos antigos romanos, podem igualmente ser óptimas para o nosso coração. Este ingrediente contem antocianinas e carotenoides, dois importantes antioxidantes que ajudam a dilatar as artérias, a proteger o endotélio e a controlar a tensão arterial.

  1. Nozes

Este é provavelmente um dos ingredientes que mais continuamente se encontra associado à saúde do seu coração. Este fruto seco é uma excelente fonte de ácidos ricos em ômega 3, que funcionam como protetores de toda a atividade cardiovascular.

Este é um alimento fundamental no combate ao excesso de colesterol, que ajuda igualmente na redução do peso corporal e na redução dos problemas associados à prisão de ventre.

  1. Brócolos

Dentro da extensa “família” das verduras e legumes, os brócolos são um dos alimentos mais benéficos para a sua saúde cardiovascular, muito por “culpa” do seu elevado teor de antioxidantes. Estes podem contribuir para a redução dos níveis de colesterol e atrasar o aparecimento de diabetes e hipertensão arterial.

  1. Salmão

Por norma, todos os peixes são um alimento saudável que deverá incluir na sua dieta. No entanto, os peixes “gordos”, ricos em Omega 3, são especialmente importantes para o tema da saúde cardiovascular. Tal como já aqui referimos, este é um tipo de ácido fundamental para assegurar o correto funcionamento de toda a sua atividade cardíaca.

Em particular, o Salmão é ainda uma fonte rica em ácidos DHA, DPA e EPA que são ótimos para manter níveis saudáveis de colesterol e triglicerídeos no sangue.

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