Para muitas pessoas é praticamente impossível “desligar” a mente. Estão constantemente a pensar e a raciocinar. Sempre a pensar no futuro ou em tudo aquilo que aconteceu no passado. Repletos de preocupações e ansiedades.
A meditação é uma prática que pode ser muito útil nestes casos. Irá procurar restabelecer uma maior paz interior, dedicando alguns minutos do seu tempo a aligeirar e recentrar a mente.
Eis alguns dos conselhos que, segundo o portal Healtline, pode ajudar a melhorar a sua experiência meditativa.
- Comece pela respiração
A forma como respiramos é um dos principais segredos para conseguirmos diminuir a nossa ansiedade. Não é assim de estranhar que a grande maioria das práticas meditativas se foquem sobretudo em diversas técnicas de respiração. O simples facto de acalmar e temporizar a respiração irá permitir acalmar o sistema nervoso.
- Escolha uma música ou gravação
A música ajuda a melhorar praticamente qualquer atividade. A meditação não é excepção. Sobretudo para as pessoas mais ansiosas que estão sempre como muito “ruído” na cabeça pode ser importante no início contar com o apoio de uma música ou gravação de fundo que os ajude a concentrar no seu relaxamento. Poderá encontrar inúmeras apps e vídeos no YouTube que oferecem sessões guiadas de meditação.
- Crie uma calendarização e encontre o espaço ideal
A consistência é fundamental para conseguir retirar o máximo de benefícios da sua prática meditativa. Opte por cumprir sempre o mesmo horário para meditar. Com o tempo esta rotina irá tornar-se muito natural. De resto é fundamental que cuide do espaço em seu redor. Assegure-se de que se encontra numa zona da sua casa mais tranquila, limpa e organizada. Tudo isto importa para fortalecer a sua meditação.
- Lembre-se que é normal que possam surgir muitos pensamentos
No início é muito comum que seja altamente desafiante interromper o ciclo vicioso da sua mente. O mais natural é que os seus pensamentos e estímulos cognitivos continuem com uma elevada intensidade. Não se deixe desmotivar, isto é normal. Aceite que os pensamentos podem aparecer a qualquer altura e aprenda a desvalorizar este facto.