Pode o consumo de vegetais ser suficiente para fortalecer os seus músculos?

Novo estudo confirma a importância dos “verdes” para a formação muscular, assim como para a prevenção de quedas ou fraturas.

Eis a confirmação cientifica que todos os pais e avós desejavam: sim, os “verdes” são mesmo importantes para o organismo dos adultos e crianças.

Um estudo recente, publicado no Journal of Nutriton, concluiu que a ingestão regular de vegetais verdes ricos em nitratos, como os espinafres ou a couve, são importantes como acelerador da função muscular. Prevenindo desta forma quedas e fraturas.

O nosso organismo transforma os nitratos em óxido nítrico que, por sua vez, ajuda a dilatar os vasos sanguíneos, melhorando a circulação e a performance física.

Este estudo – desenvolvido ao longo de 12 anos – acompanhou cerca de 3,759 cidadãos australianos. Os resultados provaram que os indivíduos que consumiram mais vegetais verdes apresentaram uma força 11% superior nos seus membros inferiores. Segundo os investigadores esta força muscular verifica-se independentemente do tipo de regime de exercício físico seguido pelos participantes.

Esta maior força muscular é um elemento determinante para o nosso estado geral de saúde. Em particular é determinante para ajudar a combater o progressivo degradar das nossas articulações e dos nossos ossos. Funciona assim como um elemento protetor contra lesões e fraturas.

Segundo os investigadores os vegetais verdes que apresentam mais benefícios são a alface, os espinafres, a couve e o funcho. Uma porção pequena diária destes vegetais é suficiente para produzir efeitos positivos no seu organismo.

 

 

Ler Mais


Artigos relacionados
Comentários
Loading...