Podem os hackers aceder à sua reunião Zoom? Saiba como se deve proteger

Existem algumas formas de impedir intromissões e invasões. Aprenda a identificar os fatores de risco.

Nesta fase são poucos os portugueses que ainda não ouviram falar do Zoom. Este serviço (semelhante ao Skype) conquistou milhares de utilizadores em todo o Mundo no começo da quarentena, apresentando-se como uma das melhores formas de estabelecer videochamadas e reuniões virtuais com colegas ou amigos.

No entanto esta inesperada popularidade trouxe consigo também alguns sérios problemas. No final de Março muitas foram as entidades (incluindo o FBI, nos EUA) que reportaram os problemas de privacidade e segurança da plataforma Zoom Meetings. Os relatórios revelavam que estavam a ser cada vez mais frequentes as intromissões dos hackers, capazes de se infiltrar em qualquer conversação como relativa facilidade.

[Leia também: Sete dicas para teletrabalhar com sucesso em tempos de coronavírus]

 

Como saber se um hacker está infiltrado numa reunião Zoom?

O sinal mais claro que de que alguém está a aceder à sua conversa é quando existe um participante na sessão que possa não estar a ser capaz de identificar ou cujo o nome não reconheça. Adicionalmente, deve também estar a atento a quaisquer capturas de ecrã indevidas e a barulhos estranhos que possa ouvir ao longo da reunião.

Sendo certo que é impossível garantir que não vai ser vítima de alguma tentativa de invasão da sua privacidade, existem felizmente algumas dicas que pode seguir para minimizar os riscos associados ao uso deste tipo de plataforma. Eis algumas das principais sugestões dos especialistas.

 

  1. Use salas de espera virtuais

Esta é uma forma de garantir que apenas entra na reunião Zoom que você deixar. Até que dê permissão, a pessoa será incapaz de entrar na mesma. Basta que vá às definições e acione a opção “Waiting Room”.

  1. Ajuste as definições de partilha de ecrã

De forma a assegurar que apenas uma pessoa tem controlo sobre a imagem de ecrã que pode ser partilhado com os restantes praticantes, basta que vá as definições, “Screen Sharing” e depois “Advanced Settings”. Aí selecione a opção “host only”. Isto irá minimizar o risco de um qualquer intruso poder assumir o controlo da reunião.

  1. Não partilhe informação sobre a reunião nas redes sociais

Sendo certo que as redes sociais podem ser uma forma bastante eficaz de transmitir informações sobre um futuro evento, é recomendado que evite partilhar os detalhes das suas reuniões Zoom no Facebook, Instagram ou Twitter. Se o fizer, facilmente qualquer pessoa poderá aceder à reunião através do link ou ID que partilhou. Privilegie enviar os dados da reunião via email ou através de outro meio mais seguro.

  1. Aceda via desktop

Se quer mesmo fazer o possível para proteger a sua reunião então o melhor é criar e aceder à mesma através de um browser de internet e não através das aplicações móveis. Os especialistas da Kapersky alertaram recentemente para o facto de a versão web/desktop ser mais segura do que a app.

  1. Não deixe que os participantes alterem os seus nomes

Garantir que todas as pessoas que estão a participar na reunião são verdadeiramente quem afirmam ser é fundamental para proteger a sua segurança (e dos outros participantes). Os especialistas sugerem que impeça os outros de poderem fazer alterações aos seus nomes e restante informação. Para tal, basta que use o botão “segurança” que se encontra na barra de ferramentas do host. Ativar este botão irá limitar a capacidade de os outros fazerem alterações.

  1. Use uma imagem de fundo que consiga esconder a sua localização

Alterar o fundo da sua imagem de webcam não é apenas uma decisão “cosmética” e divertida. A verdade é que as paredes e estantes do seu quarto ou escritório pessoal podem revelar algumas informações que os hackers consigam usar para roubar a sua identidade ou causar outro tipo de problemas. É recomendado que utilize os “virtual backgrounds”, disponíveis no Zoom, sempre que tem a sua webcam ligada.

 

[Leia também: Vida pós-quarentena? 5 coisas que demonstram como tudo será diferente]

 

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
Loading...