Por que é que o príncipe Filipe não era rei, mesmo casado com a rainha?

Casado com a rainha Isabel II durante mais de sete décadas, o príncipe Filipe não era rei da Inglaterra, mas sim Duque de Edimburgo.

O príncipe Filipe morreu no dia 9 de abril de 2021, aos 99 anos de idade. No entanto, apesar de ser casado com a rainha Isabel II durante 73 anos, o príncipe Filipe não era rei.

A explicação assenta nas regras da monarquia que visam proteger e linhagem da família real britânica. Assim, quando um homem se casa com a atual rainha, ele recebe o título de príncipe consorte.

O príncipe Filipe, no entanto, também recebeu outros títulos ao longo da sua vida, como Sua Alteza Real e Duque de Edimburgo.

Segundo as regras constitucionais da monarquia britânica, caso uma mulher ocupe o trono como rainha, o título monárquico – rei ou rainha – só pode ser passado aos seus descendentes.

Essa decisão foi tomada de modo a evitar que algum casamento real retire o poder monárquico da linhagem dos Windsor, passando para a família do noivo.

Uma vez que, na lógica da monarquia, o rei é considerado mais importante do que a rainha, caso o marido da monarca recebesse o título, também se tornaria a maior autoridade real.

Ler Mais


Artigos relacionados
Comentários
Loading...