Por que faz tão bem ouvir música? Nós explicamos

Se é daqueles que não consegue passar um dia sem ouvir música, porque o faz sentir bem, esse momento traduz-se num pequeno ato de prazer e alívio no seu dia-a-dia. 

Induz ao movimento. Quando se ouve algo que lhe soe bem começa logo a abanar a cabeça como se estivesse a responder “Sim, estou a gostar”. É uma resposta natural do ser humano, porque nascemos com ritmos. Esta é a razão por que ouvimos música quando vamos fazer algum tipo de atividade física, ajuda na concentração e promove o movimento.

Melhora a comunicação. Ajuda na forma como organizamos as nossas ideias, facilitando e acelerando o modo como deciframos as palavras na nossa cabeça.

Cria vínculos. Quando uma mãe canta para o filho/filha, este consegue memorizar a voz e estabelecer uma ligação entre a mãe e a sua voz, que acaba por reforçar a relação entre mãe e filho.

Ameniza a dor. Sim é verdade, se se aleijar (desde que não seja grave), liga o rádio e começa a cantar. Vai distrai-lo, mudar o foco da sua atenção para longe do problema. Por isso mesmo é que, quando estamos tristes, ouvimos música para nos distrairmos e não pensarmos tanto no problema.

Acalma. Quando está stressado certamente já experimentou ligar o rádio ou ouvir aquela música que tanto gosta para se acalmar. Realmente resulta, a música tem um efeito tranquilizante no nosso corpo e mente.

Fortalece a memória. A música consegue estimular a tua memória, abrindo novos caminhos e conexões no cérebro que irão melhorar a tua concentração.

Promove o autoconhecimento. Os sons fazem viajar e descobrir novas sensações. Todos nós já tivemos aquele momento em que ouvimos aquela música, fechamos os olhos e deixamo-nos ir. Faz com que nos conheçamos melhor por dentro.

 

Ler Mais


Artigos relacionados
Comentários
Loading...