Partilhar

Porto d’Abrigo do Zoomarine devolve tartarugas ao mar em Portimão

O Zoomarine procedeu na manhã de hoje, 16 de maio, à devolução ao mar de duas tartarugas marinhas, da espécie “Carretta Carretta”, em Portimão. Batizadas como Vanora e Ukiyo, a primeira foi encontrada arrojada no início de março, na Praia Grande, concelho de Sintra, em perigo de vida. Recolhida pela RALVT – Rede de Arrojamentos de Lisboa e Vale do Tejo, foi encaminhada para o Porto d’Abrigo do Zoomarine, na Guia, Algarve, para reabilitação. Na chegada ao centro de reabilitação do Zoomarine, estava em estado comatoso, com apenas 242,3 gramas de peso, 11,4 cm de comprimento e uma pequena lesão na carapaça. À data de hoje, contava já com 544,7 gramas de peso, mais do dobro do que quando chegou ao Porto d’Abrigo. A Ukiyo esteve desde novembro de 2023 em reabilitação. Foi encontrada encalhada no lodo, na ribeira da Carrapateira (Bordeira, Aljezur) e entregue num posto da GNR, onde permaneceu em segurança até a equipa do Porto d’Abrigo chegar. Prostrada, muito magra e com sinais físicos de desidratação, tinha várias lesões superficiais ao longo dos membros, cabeça e carapaça. À entrada apresentava um peso de 2,24 kg e 24,6 cm de comprimento, tendo evoluído para 4,9 kg e 29,6 cm na devolução ao mar. Para Antonieta Nunes, enfermeira veterinária responsável do Porto d’Abrigo do Zoomarine: “a recuperação e devolução da Vanora e da Ukiyo ao seu habitat natural é um marco significativo para o Porto d’Abrigo, que vê, uma vez mais, cumprida a sua missão de salvar e reabilitar espécies marinhas, proporcionando-lhes uma segunda oportunidade na natureza. A história destas tartarugas é um testemunho do impacto positivo que podemos ter na conservação e proteção do ambiente marinho, desde que, em conjunto, trabalhemos com esse propósito.” A devolução das tartarugas ao mar ocorreu a cerca de 10 milhas náuticas a…

19 Maio 2024
Sandra M. Pinto

O Zoomarine procedeu na manhã de hoje, 16 de maio, à devolução ao mar de duas tartarugas marinhas, da espécie “Carretta Carretta”, em Portimão.

Batizadas como Vanora e Ukiyo, a primeira foi encontrada arrojada no início de março, na Praia Grande, concelho de Sintra, em perigo de vida. Recolhida pela RALVT – Rede de Arrojamentos de Lisboa e Vale do Tejo, foi encaminhada para o Porto d’Abrigo do Zoomarine, na Guia, Algarve, para reabilitação.

Na chegada ao centro de reabilitação do Zoomarine, estava em estado comatoso, com apenas 242,3 gramas de peso, 11,4 cm de comprimento e uma pequena lesão na carapaça. À data de hoje, contava já com 544,7 gramas de peso, mais do dobro do que quando chegou ao Porto d’Abrigo.

A Ukiyo esteve desde novembro de 2023 em reabilitação. Foi encontrada encalhada no lodo, na ribeira da Carrapateira (Bordeira, Aljezur) e entregue num posto da GNR, onde permaneceu em segurança até a equipa do Porto d’Abrigo chegar.

Prostrada, muito magra e com sinais físicos de desidratação, tinha várias lesões superficiais ao longo dos membros, cabeça e carapaça. À entrada apresentava um peso de 2,24 kg e 24,6 cm de comprimento, tendo evoluído para 4,9 kg e 29,6 cm na devolução ao mar.

Para Antonieta Nunes, enfermeira veterinária responsável do Porto d’Abrigo do Zoomarine: “a recuperação e devolução da Vanora e da Ukiyo ao seu habitat natural é um marco significativo para o Porto d’Abrigo, que vê, uma vez mais, cumprida a sua missão de salvar e reabilitar espécies marinhas, proporcionando-lhes uma segunda oportunidade na natureza. A história destas tartarugas é um testemunho do impacto positivo que podemos ter na conservação e proteção do ambiente marinho, desde que, em conjunto, trabalhemos com esse propósito.”

A devolução das tartarugas ao mar ocorreu a cerca de 10 milhas náuticas a sul da Barra de Portimão, graças ao apoio da Marinha Portuguesa, que disponibilizou os meios que tinha contemplados para uma ação de patrulhamento marítimo, de modo a que fosse possível proceder à devolução da Vanora e da Ukiyo ao habitat natural em segurança e sem a criação de uma pegada ambiental para tal.

As duas tartarugas integram uma das espécies de tartarugas marinhas mais comuns nas águas portuguesas, na lista de espécies protegidas e declaradas como “vulnerável”, da IUCN (International Union for Conservation of Nature).

Mais Recentes

Uma explosão de sabores surpreendentes, numa ode à época mais fria do ano: é assim o menu do Po Tat

há 51 minutos

Contrabando chega ao Saldanha e está pronto para surpreender

há 2 horas

Nada de stress: jogos, receitas e outras dicas para entreter as crianças nas férias de Natal

há 3 horas

A Melhor Companhia Aérea na Europa fala português, pela 14.ª vez consecutiva

há 4 horas

InterContinental Lisbon promete um Natal encantado e um Réveillon requintado

há 5 horas

Hugo Boss abre primeira loja outlet HUGO em Portugal e oferece descontos

há 6 horas

Fertagus aumenta oferta de comboios para Setúbal

há 7 horas

Restaurante Astória celebra o Natal com weekend brunch temático e um calendário do advento

há 8 horas

Chaparro Alentejano junta a tradição e a partilha à mesa nesta época natalícia

há 1 dia

Programas de Natal em Cascais prometem animação para toda a família

há 1 dia

A loucura chegou ao Lidl: já está à venda a coleção de roupa natalícia (desde 1,99 euros)

há 1 dia

Primadonna celebra o Natal e o Réveillon com elegância e tradição

há 1 dia

Caminhada nórdica: descubra a modalidade que ajuda (e muito) a gastar calorias

há 1 dia

Não atinge só o couro cabeludo: como surge e de que maneira se trata a caspa nas sobrancelhas

há 1 dia

Elon Musk desiste dos carros e “abandona” a Tesla: bilionário lança cavalo robot

há 1 dia

De acordo com a numerologia, a sua data de nascimento pode indicar quantos anos vai viver

há 1 dia

Anemia de Fanconi: doença rara que causa predisposição para o cancro

há 1 dia

Hotel oferece banhos de petróleo aos hóspedes: «Combate mais de 70 doenças», é a justificação

há 1 dia

Titanic: uma mão cheia de coincidências que contribuíram para o acidente

há 1 dia

Quer viver mais (e melhor)? Caminhe mais depressa

há 1 dia

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.