Preparado para as constipações? Conheça 8 sinais (subtis) a que deve tomar atenção

Nem sempre uma constipação se “cura sozinha”. Saiba aqui quando deve ligar ao seu médico.

Tem tosse e garganta irritada. O seu nariz escorre e não consegue parar de espirrar? Sim, provavelmente está constipado. É algo habitual, todos o sabemos. Segundo o Center for Disease Control and Prevention (CDC), em média um adulto costuma ter duas ou três constipações por ano, sendo que cada uma destas tem uma duração aproximada de 7 a 10 dias.

Mas então e se os sintomas não passarem numa semana ou duas? E se no entretanto surgirem novos sintomas mais intensos que podem fugir do habitual? Para responder a estas e outras questões o portal Bestlife reuniu alguns conselhos de profissionais de saúde, que ajudam a perceber quais os sintomas, por vezes bastantes subtis, que podem significar uma grave condição médica.

  1. Tem arrepios que o levam a estremecer

Apesar de os arrepios serem até um sintoma habitual de constipações e gripes, caso começar a estremecer mais do que habitual é melhor consultar o seu médico. A verdade é que estas situações podem ser sinal de que a constipação se está a transformar numa pneumonia ou septicemia.

De forma semelhante se começar a ter febre (acompanhada de arrepios) isto pode significar que a sua condição se está a agravar e que deverá consultar um médico.

  1. Dificuldade em subir escadas

Uma constipação afeta normalmente os seus pulmões e pode dificultar a sua respiração. No entanto se começar a sentir que tem dificuldade a subir um simples lance de escadas então deverá consultar o seu médico pois isto pode significar uma complicada debilidade na sua função cardíaca ou pulmonar que deverá ser analisada.

  1. Dores no seu pescoço

A tosse que normalmente acompanha uma constipação pode causar dores de garganta. No entanto caso todo o seu pescoço esteja a provocar dores, então deverá redobrar a sua atenção. Este sintoma pode ser um sinal de Meningite. Esta grave inflamação necessita de tratamento imediato.

  1. Sangue na sua expectoração

Eventualmente no caso de ter uma garganta extremamente irritada pode acontecer ver alguns sinais ligeiros de sangue nos seus lenços de papel. Se por um qualquer motivo registar que está a tossir bastante mais sangue do que seria normal, então é importante que seja “visto” por um médico para despistar quaisquer chances de tuberculose.

  1. Comichão na pele

Se desenvolver uma comichão no seu torso, cara ou pescoço ao mesmo tempo que está constipado isto poderá ser sinal de algo mais grave. A escarlatina – uma infecção bacteriana que pode acompanhar inflamações de garganta – pode justificar este tipo de sintomas e é algo que deverá ser tratado o mais cedo possível.

  1. Audição alterada

Uma súbita dificuldade em ouvir os sons em seu redor não é algo habitual numa constipação normal. Este tipo de sintoma pode estar relacionado com uma sinusite, que deverá ser tratada por um médico especialista.

  1. Dores nas pernas

Uma combinação de tosse e dor na perna pode ser um sinal de algo bem mais grave do que uma mera constipação. Um embolismo pulmonar pode ser a causa desta situação.

  1. O seu muco tem uma cor estranha

Normalmente durante uma constipação é natural que o seu muco assuma uma cor amarelada, ligeiramente verde e que tenha um volume moderado. Caso ao longo deste período de doença tenha dores ao respirar e a sua expectoração passar a ter um tom castanho ou bastante esverdeado, então isto poderá ser um sinal de que está a desenvolver uma complicada pneumonia.

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
Directora Digital da By é jurada nos Vega Digital Awards
Automonitor
Cepsa Black Week começa esta sexta-feira