Preparado para navegar? Conheça 5 factos inacreditáveis sobre navios de cruzeiro

Os navios de cruzeiro são autênticos edifícios sobre o mar.

 

Mesmo que pertença ao grupo de pessoas que prefere sempre passar as suas férias com os seus pés bem assentes na terra, o mais provável é que tenha que admitir que os navios de cruzeiros são obras de engenharia incrivelmente inspiradoras.

Afinal como é possível que algo tão grande e tão pesado consiga navegar pelos mares e oceanos? É absolutamente ridículo pensar que alguns destes navios chegam a ter uma altura superior a um prédio de 10 andares!

Cerca de 20 milhões de pessoas escolhem viajar neste tipo de navios todos os anos. Apesar de existirem inúmeros fãs incondicionais de cruzeiros, existem também ainda muitas pessoas que nunca experimentaram este tipo de aventuras. É assim natural que, independentemente da sua experiência exista muito que ainda não conhece sobre estes navios.

Eis 6 bons exemplos que provam que este tipo de embarcações estão repletas de factos surpreendentes.

1. O maior navio cruzeiro do Mundo é quase do tamanho do Empire State Building

O Symphony of the Seas é o maior navio cruzeiro do Mundo. Pertencente à frota da Royal Caribbean, este impressionante feito de engenharia é composto por 18 decks, 2,759 quartos, 22 restaurantes, 24 piscinas e por um jardim com mais de 20,700 plantas.

Este navio, inaugurado em 2018, tem 362 metros de comprimento. Em jeito de comparação, são apenas menos 19 metros do que o Empire State Building. Para além deste facto o navio tem ainda 65 metros de largura e pesa cerca de 228 mil toneladas.

2. Em média um navio navega o equivalente a três voltas ao Mundo, todos os anos

Todos os anos, os navios comerciais comuns viajam cerca de 73 000 milhas náuticas (equivalente a mais de 135 mil quilômetros). Isto significa que poderiam dar cerca de 3 voltas e meia em redor do Globo.

3. A tripulação tem um conjunto de códigos secretos

Tal como alguns outros ramos de atividade – como a Saúde e Militar – também as tripulações deste tipo de navios usam uma série de códigos secretos para comunicarem uns com os outros. Um “30- 30” representa um pedido de limpeza. Um “PVT” é um Public Vomiting Incident. “Alpha” é uma emergência médica, “Bravo” é um fogo e “Kilo” é um pedido para que toda tripulação regresse aos seus postos de emergência.

4. Existem navios desenhados para ter residentes permanentes

Se tudo aquilo que sempre sonhou foi conseguir viver toda uma vida em alto-mar então saiba que existe um navio cruzeiro à sua espera. O The World é um cruzeiro de luxo que inclui a possibilidade de contar com 165 hospedes permanentes. Os residentes deste navio passam os meses a viajar pelos 4 cantos do Mundo, sem nunca se ter que preocupar com o regresso a terra.

5. Alguns cruzeiros têm morgues

Este tipo de embarcações têm que estar preparadas para qualquer tipo de eventualidade. Incluído a morte, é claro. Não será assim por acaso que muitos destes navios têm compartimentos de morgue que podem normalmente receber um limite máximo de 3 cadáveres. Caso alguém morra a bordo, o corpo ficará aqui até se chegar ao porto ou marina mais próximos.

6. As ancoras destes navios pesam o equivalente a 4 elefantes

A maior parte dos cruzeiros tenta evitar largar as suas ancoras de forma a não prejudicar muito os ecossistemas existentes no fundo dos oceanos. A verdade é que este tipo de instrumentos têm um tamanho e peso absolutamente impressionantes. Uma só ancora pode pesar até 9 toneladas – o que é equivalente ao peso de 4 elefantes africanos

Ler Mais