Prepare as pipocas. Estes são os melhores filmes e documentários sobre a Bolsa de Valores

Esta semana, Ariana Nunes (educadora financeira e criadora do canal YouTube “Renda Maior) partilha com os leitores da Forever Young algumas sugestões de filmes e documentários para quem deseja compreender melhor o mercado financeiro.

Não há nada melhor do que aprender enquanto vemos um bom filme ou documentário que, além de nos entreter, nos elucida sobre aquele assunto desconhecido. Normalmente, quando isso acontece, desperta-nos o interesse por procurar mais informações, ler livros, ou simplesmente, procurar mais conteúdo na internet sobre esse assunto.

Descobrir temas interessantes enquanto estamos relaxados no nosso sofá é das formas mais fáceis de assimilação que conheço. Assim, para que possam tirar mais partido dos vossos momentos de lazer, deixo aqui algumas sugestões de filmes e documentários sobre a bolsa de valores, que podem, facilmente, assistir online (através de serviços pagos de videoclube). Estas recomendações vão ser assim indicadas de acordo com as respetivas datas de estreia (do filme mais antigo até ao mais recente):

 

1.Wall Street (1987)

Um dos filmes mais conhecidos sobre os meandros de Wall Street, no qual o capitalista Gordon Gekko, multimilionário, vai ensinar todas as falcatruas e negociatas ao protagonista Bud Fox, um jovem com aspirações em ficar rico através dos mercados financeiros. Um filme que retrata bem o poder e a cobiça, onde a arrogância é desenvolvida em esquemas de negócios sujos. Neste filme, Michael Douglas ganhou tanto o Globo de Ouro como o Óscar de melhor ator, em 1988. É, sem dúvida, um filme que criou o glamour cosmopolita dos corretores de Wall Street e, ainda hoje, é considerado um clássico imperdível.

 

2. Wall Street: O Dinheiro Nunca Dorme (2010)

Apesar deste filme como sequência não ter sido tão aclamado pelo público como foi o primeiro, acredito que deu uma certa direção aquilo que aconteceu com a personagem Gordon Gekko no primeiro filme (anteriormente mencionado). Aqui, vamos ter uma boa história de negócios com ênfase na influência e nas relações pessoais, ótima para prender o espectador até ao fim.

 

3. O Lobo de Wall Street (2013)

Leonardo Dicaprio tem uma das melhores atuações da sua vida no filme O Lobo de Wall Street, representando a história verídica de Jordan Belfort. Um corretor de ações que leva um estilo de vida descontrolado, suportado por drogas e muito dinheiro, após ter criado a sua empresa, a corretora Stratton Oakmont. Um filme que lhe vai mostrar o lado oculto e ascendente do mundo financeiro, desde a lavagem de dinheiro até às fraudes de títulos. Uma aventura na qual o protagonista se tornou famoso a nível mundial pelos contornos e erros do seu percurso.

 

4. A Queda de Wall Street (2015)

Com o nome em inglês “The Big Short”, este é o melhor filme para perceber o que aconteceu nos Estados Unidos da América no ano de 2008, relatando a origem da crise “Subprime”, que mais tarde veio afetar a Europa e o mundo. Vamos conhecer a história verídica de Michael Burry que, contra a tendência do mercado, investe em short-selling mais de um bilião de dólares, pertencentes aos investidores do fundo que geria. Vamos conseguir acompanhar os motivos que levaram à quase falência do sistema financeiro americano e como um grupo de pessoas fez uma verdadeira fortuna, prevendo o colapso do mercado. Um excelente filme para perceber como se desencadeou a crise do imobiliário no ano de 2008.

 

Existem ainda alguns documentários que valem bem o seu tempo, alguns são tão esclarecedores que poderiam ser passados em aulas, como suporte a temas importantes da sociedade e economia. Deixo aqui algumas sugestões, que podem ser uma boa escolha para conhecer mais sobre o que se passa na bolsa de valores, nomeadamente, em terras do “Tio Sam”:

 

1. Enron: The Smartest Guys in the Room (2005)

Este documentário mostra a possibilidade das pessoas perderem todas as suas poupanças, principalmente, através dos fundos de investimento que aplicam o seu capital na bolsa de valores. Realizado no ano de 2005, expõe a história da empresa Enron, uma empresa que se dizia grande demais para falir, mas que acabou mesmo por cair. Vamos ver como esta empresa, do ramo do petróleo e gás, esteve ligada à crise energética da Califórnia e como milhares de pessoas ficaram sem os seus empregos e sem as suas pensões, devido à queda desta corporação. Um documentário importante para conhecer os riscos associados aos investimentos.

 

2. Inside Job (2010)

Um dos melhores documentários feitos para perceber a crise financeira de 2008 nos Estados Unidos, mostrando um prisma diferente dos acontecimentos, passando até pela situação que ocorreu na Islândia, de forma a mostrar as consequências da imprudência das instituições responsáveis. Aquele documentário que nos abre os olhos para um mundo que, afinal, não tem assim tanta supervisão quando se trata de grandes empresas como as seguradoras e banca.

 

3. Chasing Madoff (2010)

Se existe um documentário completo sobre como o mundo de Wall Street pode ser enganador e como são feitos os esquemas de pirâmide, será este. Aqui vamos conhecer a história verídica de Bernard Madoff, um dos maiores e mais reputados gestores de fundos de investimento, no qual só era possível investir através de convite/referência. Vai ver como o mundo da alta sociedade deixou que houvesse alguém que escapasse à supervisão dos órgãos reguladores e, de que forma o investigador Harry Markopolos conseguiu entender o que estava a acontecer mesmo nas barbas de todos. Um documentário muito útil sobre uma das maiores fraudes e esquemas financeiros alguma vez vistos na história.

 

4. Betting on Zero (2016)

Uma menção a um documentário que considero interessante para percebermos mais sobre o que é o short-selling (operação que consiste na venda de um ativo ou derivativo que não se possui, esperando que o seu preço caia para que então, posteriormente, possa comprá-lo de volta e, com isso, lucrar com a diferença). Neste documentário vamos acompanhar um dos famosos investidores americanos, Bill Ackman, apostando contra a empresa Herbalife, alegando que a mesma é uma empresa que se assemelha a um esquema de pirâmide. Um documentário explícito que mostra uma abordagem diferente aos lucros nos mercados financeiros.

 

Estas são assim as minhas sugestões para obterem mais informações sobre como funcionam os mercados, as empresas, ações e operações, aliando o conhecimento a um bom serão de entretenimento. Aproveitem bem e não se esqueçam das pipocas!

 

 

 

Por Ariana Nunes
(Educadora financeira e criadora do Canal Renda Maior no YouTube)
Site: https://www.youtube.com/rendamaior

 

 

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
Loading...