Prepare-se: vem aí vento, chuva e descida de temperaturas (já esta semana)

O Verão está a terminar e os primeiros sinais começam a fazer-se sentir já esta quarta-feira, mas a chuva, acompanhada de trovoadas e ventos fortes só chega de forma intensa a partir de amanhã.

O Verão está a terminar e os primeiros sinais começam a fazer-se sentir já esta quarta-feira, mas a chuva, acompanhada de trovoadas e ventos fortes só chega de forma intensa a partir de amanhã, segundo o Instituo Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Contactada pela ‘Executive Digest’, Ângela Lourenço, meteorologista de serviço do IPMA,  confirmou «uma mudança no estado do tempo, com chuva já a começar hoje», ainda que de forma «fraca e dispersa, sem grande significado».

A partir de amanhã as mudanças no clima fazem-se sentir de forma mais «significativa», com previsão de ocorrência de «chuvas fortes, acompanhadas de trovoada, uma situação que deve manter-se pelo menos até ao fim de semana», explica a especialista, sublinhando que este cenário «é mais provável no sábado do que no domingo», dia em que se poderá verificar uma «ligeira melhoria».

Ainda assim é claro que «a situação mudou, nos próximos dias vamos ter uma descida gradual da temperatura, precipitação por vezes forte e acompanhada de trovoada e ventos a soprar forte», segundo Ângela Lourenço.

No que diz respeito às temperaturas a responsável indica que «as descidas para amanhã relativamente a hoje fixam-se na ordem dos dois a seis graus», prevendo-se que continuem assim durante o fim de semana e, pelo menos até terça-feira.

Na prática em Lisboa hoje prevêem-se 27 graus, amanhã 23, em Beja hoje são esperados 28 graus, amanhã 24, em Santarém, 32 graus para hoje, amanhã 26, em Faro, 26 graus e amanhã 24, em Coimbra hoje 29 graus e amanhã 26. No Norte do país a descidas são menos acentuadas.

«Os valores mais baixos mantém-se com poucas alterações até ao fim de semana, podem melhorar ligeiramente na segunda-feira na região Sul, mas no Norte e Centro nada indica que melhore», afirma a especialista sublinhando que «até ao inicio da próxima semana, inclusive até terça-feira, a situação é de regresso da chuva e mau tempo».

Notícia publicada originalmente na Executive Digest.

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
Loading...