Partilhar

Presidente da Câmara do Porto decreta luto municipal na segunda-feira devido à morte de Pinto da Costa

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, decretou um dia de luto municipal, na segunda-feira, pela morte do ex-presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa, ocorrida no sábado, anunciou o município.

16 Fevereiro 2025
Forever Young com Lusa

 

“Como expressão de uma justa homenagem, entendi decretar um dia de luto municipal no dia 17 de fevereiro de 2025 e manifestar profundo pesar e grande tristeza pelo falecimento de Jorge Nuno Pinto da Costa, dirigindo aos seus familiares, amigos, e a todos os desportistas, em particular aos sócios do Futebol Clube do Porto, as nossas condolências”, manifesta Rui Moreira citado pelo comunicado publicado na página da Câmara Municipal.

O executivo anunciou ainda que a fachada da Câmara Municipal será iluminada hoje à noite e na segunda-feira com as cores do clube, de azul e branco.

Jorge Nuno Pinto da Costa, ex-presidente do FC Porto, clube no qual se estabeleceu como dirigente mais titulado e antigo do futebol mundial, entre 1982 e 2024, morreu no sábado, aos 87 anos, vítima de cancro.

Pinto da Costa tinha sido diagnosticado com um cancro na próstata em setembro de 2021 e agravou o seu estado de saúde nas últimas semanas, menos de um ano depois da derrota para a presidência do clube, frente a André Villas-Boas.

Empossado pela primeira vez em 23 de abril de 1982, seis dias depois de ter sido eleito, sem oposição, como sucessor de Américo de Sá, o ex-dirigente exerceu funções durante 42 anos e 15 mandatos consecutivos, levando o FC Porto à conquista de 2.591 títulos em 21 modalidades – 69 dos quais no futebol sénior masculino, incluindo sete internacionais.

O funeral do antigo dirigente ‘azul e branco’ vai realizar-se na segunda-feira, pelas 11:00, após o velório, que vai iniciar-se durante a tarde de hoje, partir das 18:00, na Igreja das Antas.

JFO // EA

Lusa/Fim

Mais Recentes

Doença de Gaucher: «Embora não haja cura, existem medicamentos e tratamentos que podem ajudar os doentes» Fátima Ferreira, hematologista

há 7 minutos

«Este é o chá que deve beber para melhorar a saúde dos rins», asseguram os especialistas

há 25 minutos

«90% da nossa felicidade vem dos nossos intestino», garante especialista

há 38 minutos

Medicamento que imita a cannabis promete “revolucionar” o tratamento da dor crónica

há 51 minutos

Produto para o cabelo recolhido das prateleiras: «contém uma substância proibida na Europa», alertam autoridades

há 1 hora

Pré-reforma: se está a pensar avançar convém saber se tem direito em 2025

há 2 horas

Autoridades alertam para risco de medicamentos de terapias avançadas não autorizados

há 2 horas

“Viajar sem pressa”: fiscaliza velocidade na estrada

há 2 horas

«Nova depressão chega na quarta-feira», alertam autoridades

há 2 horas

Afinal quem tem prioridade nas filas: vejamos as regras do atendimento prioritário

há 18 horas

Síndrome de Ativação dos Mastócitos: conheça a doença da alergia às emoções fortes

há 19 horas

Meditação: apesar dos benefícios há quem relate «experiências desagradáveis»

há 20 horas

Alergias: conhecer os diferentes tipos de pólen pode ser fundamental

há 21 horas

Fertilidade masculina: «Risco de autismo aumenta quanto mais avançada for a idade do pai», revelam especialistas

há 22 horas

Tarefas desagradáveis: descubra as estratégias mais eficazes para as executar

há 23 horas

Branco, amarelo ou mascavado: conheça as diferenças entre os açúcares

há 24 horas

No brunch do Dia do Pai no Mama Shelter Lisboa há um super buffet

há 1 dia

Reforma: conheça (e evite) os 10 erros mais comuns

há 2 dias

Quer ter uns dentes verdadeiramente saudáveis? Basta seguir estes conselhos

há 2 dias

Uma escova limpa é meio caminho para ter um cabelo saudável: consiga-o seguindo à risca estas dicas

há 2 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.