Felizmente, a escola naval de pilotagem dos EUA desenvolveu um método científico infalível para adormecer rapidamente, em quaisquer condições, em menos de dois minutos. Depois de seis semanas de prática, 96% dos pilotos conseguiram adormecer em dois minutos ou menos, mesmo depois de terem bebido café, e estando sob fogo cruzado.
Se conseguir seguir estes passos, adormecerá placidamente em pouco tempo.
Adapte-se ao espaço que tem
Mesmo que exíguo, se conseguir alongar-se já está perfeito. Nos treinos, os pilotos eram ensinados a adormecer sentados numa cadeira, com os pés bem assentes no chão e as mãos relaxadas ao lado do colo. Face a estas condições, tenha em mente que um simples tapete ou uma cama é um bónus.
O seu rosto é a chave
Agora que encontrou a sua posição, foque-se no rosto. Pense nele como o epicentro das suas emoções. Feche os olhos, respire devagar e profundamente. De seguida, relaxe todos os 43 músculos do rosto, sem apertar os olhos ou franzir a testa. Mantenha-se relaxado. Expire ao sentir as suas bochechas, boca, língua e maxilar descontraídos.
Os seus olhos estão totalmente fechados, mas deverá ter a certeza que não estão tensos. Deixe-os afundar na cavidade ocular.
Os ombros
Deixe-os cair o mais baixo possível, como se estivesse a boiar. Deverá sentir uma grande leveza na parte de trás do pescoço. De seguida, respire profundamente, e expire lentamente, deitando para fora toda a tensão acumulada.
Os braços
Comece com o seu lado dominante. Se for destro, concentre-se nos bíceps direitos. Sinta-os a relaxar. Caso não esteja a resultar, volte a fazer tensão e depois solte-os. De seguida, passe para o antebraço direito. Concentre-se em colocá-lo flácido. Finalmente, as suas mãos e dedos. Deixe-os cair como um peso morto contra as suas pernas. Quando tiver terminado o seu lado dominante, trabalhe no processo com o outro braço.
A parte superior do corpo deve estar mole, como se estivesse a afundar-se em si próprio. Está mais do que a meio do caminho.
As pernas
Deixe o músculo da coxa direita afundar, como um peso morto. Em seguida, faça o mesmo com a barriga da perna direita. Repita o exercício com o tornozelo e pé. Sinta os músculos a ficarem bambos, e as suas pernas a afundarem. Repita o processo com a perna esquerda.
Agora que já relaxou todos os músculos do corpo, do rosto aos pés, há apenas mais uma coisa que precisa de fazer para entrar num sono profundo: não pensar em nada.
A mente
O último passo é esvaziar a mente por 10 segundos. É isso. Não pense no que aconteceu de mal, nem na hora de despertar. Para consegui-lo, tente manter uma imagem estática na cabeça. Imagine que está deitado num sofá confortável, num quarto escuro. Mantenha essa imagem por 10 segundos.
Se não funcionar, diga as palavras “não pense… não pense… não pense” repetidamente durante pelo menos 10 segundos, o que permitirá que o seu cérebro comece a abrandar de ritmo.
Quando, finalmente, estiver física e mentalmente relaxado, cairá num sono profundo.