Conheça o papel das proteínas na nossa saúde

O recurso à carne não é obrigatório para consumir proteínas. A soja é um exemplo de vegetal que também fornece estes nutrientes.

Uma alimentação saudável pode ser conseguida se os alimentos ingeridos fornecerem os nutrientes essenciais, nomeadamente, as proteínas. Através do consumo de uma quantidade e variedade apropriadas de certos alimentos de origem vegetal, a necessidade energética e a quantidade desse macronutriente também pode ser garantida, como se tivesse comido, por exemplo, um bife de frango.

A quantidade de proteínas indicada para os adultos é de até 60 gramas diários. Sabe-se que a carne, os ovos ou o peixe contêm muita proteína. No entanto, entre as leguminosas e frutos secos também existem alimentos que lhe podem fornecer este nutriente sem que tenha de recorrer a proteína animal.

Assim, pode aproveitar para fazer refeições variadas e equilibradas, em que consome proteínas. As leguminosas como as ervilhas, o feijão, o grão e as lentilhas, por exemplo, são alimentos ricos em proteína, fibra, minerais e vitaminas.

A aveia, amêndoa, soja, entre outras sementes ou frutos secos, também têm valor proteico, que nas bebidas em que são baseadas, vistas como alternativa ao leite, se junta o cálcio e a vitamina D, como nutrientes importantes para uma alimentação saudável. Pode aproveitar, ainda, para fazer uns snacks de iogurte com essas sementes ou frutos secos, que a sua saúde agradece.

Como o iogurte pode reduzir o risco de cancro

Benefícios das proteínas para a saúde

As proteínas são mais conhecidas por serem uma boa fonte de energia. Porém, são menos conhecidas algumas vantagens destes macronutrientes, como a ajuda que estes prestam na manutenção de um cabelo saudável. Estudos têm sugerido que as proteínas podem ter um papel no crescimento do cabelo.

Também na pele, a proteína pode ser responsável pela saúde de vários tecidos sujeitos a um maior desgaste como os da pele, onde o colagénio é uma proteína importante no fornecimento de força para as células, tecidos e órgãos. A aparência saudável e juvenil da sua pele depende, sobretudo, dos níveis dessa proteína no seu corpo.

Portanto, um constante fornecimento destes macronutrientes é fundamental na manutenção de um corpo saudável, pois só assim é possível que aconteça uma renovação e restauração de células e tecidos (cabelo, pele…). Este processo de criação, que é realizado por proteínas, ajuda a manter uma pessoa saudável.

Ler Mais