Partilhar

“Quando os festivais acabam, nem todos deixam o acampamento”: campanha alerta para aumento das pessoas sem-abrigo

A Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) lança esta semana uma campanha de sensibilização que alerta para o aumento de pessoas em situação de sem-abrigo.

19 Julho 2024
Forever Young

No último ano, a instituição registou um aumento de 80% no número de pessoas apoiadas – 69% eram homens.

 

Recorrendo a uma imagem de tendas numa rua e com a mensagem forte “Quando os festivais acabam, nem todos deixam o acampamento”, a campanha mostra o contraste entre quem pode escolher acampar e usufruir dos festivais de verão e quem o faz todo o ano devido ao agravamento da sua situação social e condições de vida.

 

Além de chamar a atenção para esta realidade crítica, esta campanha de sensibilização procura igualmente robustecer a capacidade de resposta da Cruz Vermelha Portuguesa que, em 10 estruturas locais, apoiou perto de 2 mil pessoas em 2023.

 

“O aumento no número de pessoas em situação de sem-abrigo apoiadas pela Cruz Vermelha Portuguesa demonstra que esta é uma realidade que está a crescer nas ruas do nosso país, nomeadamente com os custos com habitação e outras despesas. Só com o incremento da capacidade de resposta conseguiremos acolher e ajudar a autonomizar e reintegrar mais pessoas”, refere António Saraiva, Presidente Nacional da CVP.

 

A CVP presta apoio alimentar (através das suas cantinas sociais e distribuição na rua), acolhe em respostas de emergência social e promove a autonomia em apartamentos partilhados e no projeto Housing First.

 

A par destas respostas, a CVP realiza um acompanhamento psicossocial de proximidade, que procura contribuir para o acesso das pessoas em situação de sem-abrigo a serviços e recursos locais, como a saúde, e oferece um conjunto de respostas técnicas integradas que pretendem contribuir para o desenvolvimento de competências que promovem a autonomização pessoal e a integração social.

 

É possível saber mais sobre estes projetos da CVP e contribuir nesta página.

 

Com criatividade da COMON, a campanha estará presente nas cidades através de uma rede de mupis, publicidade digital e também anúncios de imprensa.

 

“O choque de realidades serve como pano de fundo para uma mensagem poderosa: da comunidade de pessoas em situação de sem-abrigo à comunidade festivaleira vai uma longa distância e é importante não passar ao lado desta situação cada vez mais alarmante”, refere Ricardo Lourenço, Diretor Criativo da COMON.

 

 

Mais Recentes

Burnout: o sentimento de fadiga extrema intensifica-se nas últimas semanas do ano e estas são as razões

há 2 minutos

Uma boa noticia para os amantes de chocolate: estudo assegura que o amargo está associado a um menor risco de diabetes

há 29 minutos

Saúde pélvica: «É preciso compreender os problemas associados ao pavimento pélvico durante o inverno», revela estudo

há 49 minutos

Já sonha com as férias de verão? Esta companhia aérea tem novas rotas e 400 mil lugares adicionais para que possa escolher

há 1 hora

“Sozinho no Lidl” tem estreia marcada para o dia 18 de dezembro numa loja perto de si

há 1 hora

O Pai Natal ganhou uma ajuda importante para encontrar os presentes perfeitos

há 1 hora

Do clássico ao contemporâneo: restaurantes Olivier oferecem menus exclusivos para celebrar a Passagem de Ano

há 1 hora

Uma viagem de bem-estar para toda a família, é a oferta desta recém inaugurada unidade hoteleira

há 1 hora

Se não tem o hábito de reciclar pilhas conheça os 5 argumentos de acordo com os quais o deve passar a fazer

há 2 horas

Cancro da mama: medicamento para o crescimento do cabelo interrompe a alopecia devido à quimioterapia

há 2 horas

Viagens: número de passageiros nos aeroportos nacionais sobem para 61 milhões

há 2 horas

Se é funcionário público esta decisão do Governo interessa-lhe. diz respeito a descanso extra

há 2 horas

Prémio Bárbara Virgínia entregue pela Academia Portuguesa de Cinema a Monique Rutler

há 2 horas

Noite de despedidas especiais: dizer adeus a 2024 promete ser ainda mais simbólico neste restaurante

há 2 horas

Está com dúvidas sobre onde ir almoçar hoje? Se é fã da gastronomia italiana este restaurante pode bem ser uma boa opção

há 3 horas

Cancro do cólon: estudo reforça que «alimentos ultra processados ​​promovem o risco de se ter a doença»

há 3 horas

Uma dúvida recorrente que importa esclarecer: detergente líquido ou em pó, qual é o melhor?

há 4 horas

A partir de hoje estes signos vão receber (muito) dinheiro, garantem os astros

há 4 horas

Um dos 100 melhores spas do mundo é português

há 4 horas

Se é fumador cuidado: brevemente deixará de o poder fazer nas esplanadas

há 5 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.