Partilhar

Quase metade das mortes por cancro e 40% dos casos são causados por fatores evitáveis, segundo um novo estudo

De acordo com uma nova investigação, pouco menos de metade de todas as mortes por cancro nos EUA e 40% dos casos estão ligados a fatores evitáveis.

19 Julho 2024
Forever Young

Um novo estudo da American Cancer Society (ACS) revelou que um elevado número de casos de cancro e de mortes de adultos com 30 anos ou mais se deve a fatores que poderiam ser evitados, como o consumo de tabaco e uma alimentação deficiente, avança a Euronews

Os resultados revelaram que 40% dos casos e cerca de metade de todas as mortes por cancro nos Estados Unidos são atribuídos a fatores que poderiam ser controlados.

Os investigadores analisaram a incidência e a mortalidade de 30 tipos de cancro em relação a 18 fatores de risco modificáveis.

“Um grande número de casos de cancro e de mortes nos Estados Unidos são atribuíveis a fatores de risco potencialmente modificáveis, indicando o potencial para reduzir substancialmente o peso do cancro através de uma implementação ampla e equitativa de iniciativas preventivas”, disse o Dr. Farhad Islami, autor principal do estudo, à Euronews Health.

Os fatores incluídos no estudo vão desde o consumo de cigarros, o excesso de peso corporal e o consumo de álcool, até ao consumo de carne vermelha e processada, baixa ingestão de frutas e legumes, fibra alimentar e cálcio alimentar.

Outros fatores foram a inatividade física, a radiação ultravioleta (UV) e as infeções causadoras de cancro, como o papilomavírus humano (HPV).

O tabagismo foi identificado como o principal fator de risco e foi responsável por 20% de todos os casos de cancro e 30% das mortes por cancro nos EUA.

Seguiram-se-lhe o excesso de peso corporal e o consumo de álcool.

No que se refere apenas aos casos de cancro, os fatores seguintes incluíam a radiação UV, a inatividade física, a infeção por HPV, o baixo consumo de frutas e legumes e o consumo de carne transformada.

Para as mortes por cancro, os fatores críticos por ordem de importância foram a inatividade física, o baixo consumo de fruta e legumes, a radiação UV, a infeção por HPV e o consumo de carne transformada.

Islami explicou ainda que, mesmo que um fator cause fortemente o cancro, se for raro, resultará em apenas alguns casos de cancro em geral.

Reduzir o risco de cancro devido a fatores modificáveis

Segundo Islami, compreender o número de casos de cancro e de mortes causadas por fatores evitáveis é útil para definir melhores iniciativas de prevenção do cancro e aumentar a sensibilização do público para os fatores de risco.

OMS classifica talco como “provavelmente cancerígeno” para os seres humanos
Para diminuir o risco de cancro, Islami indica que as pessoas podem tomar medidas a nível individual, evitando ou reduzindo a exposição a estes fatores de risco.

Além disso, a um nível mais alargado, pode também ser útil aumentar o acesso equitativo aos cuidados de saúde preventivos e sensibilizar o público para os métodos de prevenção.

“No caso do tabagismo, por exemplo, as pessoas que fumam atualmente podem reduzir os seus riscos para a saúde deixando de fumar. Os prestadores de cuidados de saúde podem também dar orientações para deixar de fumar”, afirmou.

As recomendações para reduzir o risco de contrair ou morrer de cancro incluem evitar a utilização de quaisquer produtos do tabaco e fazer com que os fumadores deixem de fumar.

Outras medidas incluem seguir as orientações dietéticas, manter-se fisicamente ativo, manter um peso corporal saudável e limitar a exposição excessiva ao sol.

Também foi recomendado manter em dia as vacinas necessárias, como as do vírus da hepatite B (VHB) e do HPV.

“A vacinação na altura recomendada pode reduzir substancialmente o risco de infeção crónica e, consequentemente, os cancros associados a estes vírus”, afirmou Ahmedin Jemal, num comunicado.

Mais Recentes

TAP Air Portugal vai ter duas novas rotas para os EUA: vão ligar diretamente Lisboa a Los Angeles e o Porto a Boston

há 21 minutos

Procedimento totalmente inovador promete ser a revolução do tratamento na neoplasia prostática

há 26 minutos

Vila Galé inaugura novo resort no Ceará destacando o bem-estar e experiências únicas

há 34 minutos

Isto é o que acontece ao corpo se comer batatas todos os dias, alertam especialistas

há 2 horas

Opinião: «Excessos na época festiva e o impacto na saúde do fígado», Arsénio Santos, presidente da Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado

há 3 horas

Precisa de dinheiro? Estes são os signos que (muito provavelmente) vão ficar ricos em 2025

há 3 horas

UE adota recomendação para a criação de espaços sem tabaco ao ar livre

há 3 horas

Investigadores portugueses recebem bolsas do Conselho Europeu de Investigação

há 3 horas

E se o desafiassem para dizer adeus a 2024 num evento de entrada gratuita e com provas de chocolates de borla: aceitava?

há 4 horas

Dia Internacional dos Portadores de Alergia Crónica: «É muitas vezes subestimada e afeta a qualidade de vida de milhões de pessoas», Tiago Rama, imunoalergologista

há 5 horas

Especialistas descobrem sintoma que prevê com precisão quem terá um ataque cardíaco nos próximos 2 anos

há 5 horas

“No inverno tudo piora”: campanha apela à solidariedade para mudar as condições de vida de quem é forçado a fugir da guerra e do frio

há 5 horas

Quer comprar um termoacumulador, mas não sabe o que escolher? Estes são os pontos mais importantes a considerar

há 5 horas

Médicos reforçam a importância de cuidar do coração durante a época festiva

há 5 horas

Opinião: «Após uma doença ou acidente, quem pode e quem quer, tem direito a voltar ao trabalho », Mónica Salazar, diretora do CRPG – Centro de Reabilitação Profissional

há 6 horas

Especialista revela o que nunca se deve fazer quando se está constipado

há 6 horas

Choque tóxico: conheça a condição que levou doente a sofrer amputações depois de ter sintomas de «uma gripe ligeira»

há 6 horas

Pouco conhecida, esta infusão ajuda a baixar a febre se estiver constipado ou com gripe

há 6 horas

É oficial: Europa declara-se “gatólica”. Estudo revela que os gatos superam os cães em popularidade

há 7 horas

“Iguais na Segurança”: «sensibilizar para a defesa da dignidade e respeito pelos direitos e bem-estar das pessoas portadoras de deficiência»

há 7 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.