Kamala Harris nasceu em 20 de outubro de 1964 na Califórnia. A sua mãe, de origem indiana, era cientista especializada em cancro de mama, e o seu pai, de nacionalidade jamaicana, professor de economia. O seu avô materno era um diplomata indiano e a irmã mais nova é advogada e analista política da MSNBC.
Kamala cresceu em Oakland, Califórnia, e sofreu um grave revés quando, aos sete anos, os seus pais se divorciaram. Ela cresceu com a mãe, que sempre a apoiou ao longo de sua carreira e de quem segue um conselho: “Kamala, podes ser a primeira mulher a fazer muitas coisas, mas certifica-te de não seres a última”.
Frequentou a Westmount High School, no Canadá, e mais tarde mudou-se para Washington, DC para estudar na Howard University, com especialização em economia e ciências políticas. Depois regressou à Califórnia, e obteve o título de Juris Doctor em 1989. Um ano depois, foi admitida na Ordem dos Advogados da Califórnia.
Começou a sua carreira em 1990 no Ministério Público de São Francisco. Em 2004 foi nomeada promotora distrital de São Francisco. Em 2010 foi eleita procuradora-geral da Califórnia e reeleita em 2014. Nessa altura tornou-se na primeira mulher a ocupar este cargo, de ascendência afro-americana e asiática.
Foi nomeada senadora pelo estado da Califórnia em novembro de 2016, após a derrota de Loretta Sánchez nas eleições para suceder à democrata Bárbara Boxer. Durante este período, Kamala Harris apoiou o Seguro de Saúde para Todos, a Lei DREAM, a legalização da marijuana recreativa, o aumento da carga fiscal sobre as empresas e os americanos mais ricos e a redução dos impostos para a classe média.
Foi sempre uma firme opositora a Donald Trump e criticou constantemente a política de fecho de fronteiras da Casa Branca.
Este é um resumo das suas posições mais importantes:
Vice-presidente dos Estados Unidos: desde 20 de janeiro de 2021
Senadora dos EUA pela Califórnia: janeiro de 2017 a janeiro de 2021
Procurador-Geral da Califórnia: janeiro de 2011 a janeiro de 2017
Promotor Distrital de São Francisco: janeiro de 2004 a janeiro de 2011
Em agosto de 2020, Joe Biden anunciou que a senadora Kamala Harris era a sua candidata à vice-presidência. Após a vitória do democrata nas eleições daquele mesmo ano, Kamala Harris tomou posse em 2021, tornando-se na primeira mulher a fazê-lo na história.
Durante estes anos trabalhou para promover oportunidades, apoiar as famílias e proteger os direitos fundamentais. Liderou a luta pela liberdade das mulheres de decidirem sobre seus corpos e opôs-se à violência armada.
A primeira vez que concorreu à presidência dos Estados Unidos foi em 2019, quando se apresentou como opção democrata para as eleições presidenciais de 2020.
Em julho de 2024, quando Joe Biden suspendeu a sua campanha para ser reeleito presidente, apoiou Harris como sua substituta. Se ela derrotar Donald Trump e vencer, será a primeira mulher presidente dos Estados Unidos.
Kamala Harris é casada com Douglas Emhoff desde 22 de agosto de 2014.