Quer exercitar o cérebro? Simples, escreva à mão

Chegou o momento de exercitar o cérebro. Vamos colocar o teclado de parte, pois escrever à mão é um dos melhores exercícios.

A nossa sociedade dependente da tecnologia colocou-nos teclados nas pontas dos dedos, dos smartphones aos laptops. Mas quando é que foi a última vez que escreveu à mão? A ciência mostra que a caligrafia pode beneficiar a atividade cerebral.

Marc Seifer, um grafólogo e especialista em caligrafia, partilhou no site Mashable alguns dos principais benefícios de como escrever à mão pode ajudar o nosso cérebro.

Tem um efeito calmante
Escrever uma frase que induza à calma é uma forma de “grafoterapia”, diz Seifer. Digitar uma frase como: “Vou relaxar” pelo menos 20 vezes por dia pode realmente ter um impacto, especialmente em pessoas com transtorno de deficit de atenção.”Isto realmente acalma a pessoa e recicla o cérebro”, diz Seifer.

Escrever à mão coordena o lado esquerdo e direito do cérebro
Escrever algo semelhante aos carateres antigos e arcaicos, onde cada letra é muito desenhada, pode coordenar os dois lados do cérebro. Embora todos usemos as duas partes do cérebro, a forma como o fazemos difere de pessoa para pessoa.

Estimula as habilidades cognitivas
Para crianças pequenas, a escrita à mão é uma ferramenta imprescindível para melhorar as habilidades cognitivas. Por exemplo, as crianças beneficiam mais se aprenderem a escrever à mão do que se usarem processadores de texto.

Inspira a criatividade
“Escrever com a caneta no papel inspira mais o pensamento criativo, porque é um processo mais lento do que apenas digitar num teclado”, afirma o grafólogo.

Aguça mentes envelhecidas
Escrever à mão é uma ótima ferramenta para quem quer manter a mente sã à medida que envelhece.

Além disso, melhora a memória
Sabe que se, por exemplo, estiver a tomar notas numa sala de aula é melhor fazê-lo à mão do que num computador? Muitos psicólogos acreditam que escrever algo à mão tem um efeito mais duradouro na memória. E assim é tanto para adultos como crianças.

Usa mais áreas do cérebro
Um dos principais motivos pelos quais a escrita beneficia o cérebro de muitas maneiras é o fato de que o usa mais se escrever. As regiões do cérebro ligadas à leitura são ativadas durante a escrita à mão, mas não durante a digitação num processador, ou num telemóvel.

Ler Mais


Artigos relacionados
Comentários
Loading...