Reunimos algumas dicas para o ajudar a pintar as paredes da sua casa. Agora mãos à obra

Pintar as paredes não parece uma tarefa difícil. Porém não é tão simples quanto se possa pensar. Na verdade, esta atividade requer alguma habilidade e conhecimento para que o resultado seja um sucesso.

Escolha a melhor altura do ano – Não deve pintar a casa nem numa época muito quente, nem muito fria. A Primavera, quando o tempo está mais ameno, é uma boa altura. De qualquer forma, consulte a meteorologia para saber com o que contas.

Limpe a parede – A parede deve estar bem limpa antes de começares a pintar. Com um pano seco ou escovas, remova toda a poeira e outras sujidades. É sempre importante lixar as paredes com uma lixa, esse procedimento serve para nivelar a parede e não deixar aqueles excessos de reboco que podem ficar visíveis após a pintura. As lixas 220 ou 240 são as mais finas e devem ser utilizadas se a parede estiver firme e sem excesso de reboco. Já as lixas 80 ou 100 que são mais grossas, devem ser usadas nos casos em que esse desnível estiver maior e mais grosso.

Prepare a superfície a ser pintada – Remova as tomadas e interruptores e certifique-se de que a parede está em bom estado. Problemas como fissuras ou manchas de humidade devem ser previamente arranjados.

Passo a passo de como pintar parede – Há uma sequência correta de como pintar uma parede, seguir essa ordem passo a passo é importante para que o resultado seja o esperado. A sequência correta de como pintar paredes é:

  • Pintar primeiro o teto;
  • Em seguida realizar a pintura das paredes;
  • Depois pintar portas e janelas;
  • Por fim, pintar os rodapés (caso seja necessário).

Ferramentas adequadas – Deverá ter adesivos, luvas, recipientes para os pincéis, pincéis de vários tamanhos, escadote, entre outras coisas. Existem alguns materiais necessários para qualquer tipo de pintura de parede de um ambiente como rolo de lã, bandeja de aplicação de tinta, pincéis de diferentes tamanhos, lixa de parede, espátula, massa corrida, selador acrílico, tinta e produtos de limpeza. É importante fazer uma lista  do que realmente for necessário usar.

Proteja cuidadosamente os rodapés e os caixilhos das portas e janelas – Utilize fita adesiva apropriada que não danifique os suportes nos quais foi colada.

Cubra todo o chão – Use jornais ou um plástico grande.

Escolha a melhor cor – É importante determinar com segurança a cor, a quantidade de tinta que precisas e o tipo de tinta. Peça recomendações na própria loja sobre o assunto.

Não esquecer o primário– Muitas pessoas negligenciam este passo, mas o primário serve como base para tinta e faz a pintura durar mais.

Determine as áreas que queres pintar – Faça um plano do que quer pintar e coloca adesivos nas paredes, para estabelecer os limites com precisão.  Pinte a parede de cima para baixo e não ao contrário, pois pode afectar o resultado da pintura.

Experimente a tinta – Deve experimentar todas as cores antes de começares a pintar as paredes na totalidade. A cor que vê no catálogo pode ser diferente ao vivo ou sob determinada luz.

É fundamental não esquecer que o efeito da tinta na parede deve ser observado com luz natural e artificial e a diferentes horas do dia, para se certificar que tem o resultado desejado.

Paredes em gesso cartonado – Podem ser pintadas assim que as juntas estiverem secas (24 horas). Deverá aplicar primeiro uma demão de um primário adequado a este material.

Ler Mais


Artigos relacionados
Comentários
Loading...