Partilhar

Quer saber mais sobre sexo? Então, comece por descobrir como está o seu prazer sexual

Uma iniciativa do MUSEX – Museu Pedagógico do Sexo

30 Janeiro 2023
Sandra M. Pinto

O MUSEX – Museu Pedagógico do Sexo lançou um estudo sobre o prazer sexual, uma investigação que dará uma nova perspetiva sobre como as pessoas vivem o seu prazer sexual. Este estudo, cujos resultados preliminares serão apresentados em março, resulta de uma parceria do MUSEX com o mestrado Transdisciplinar de Sexologia da Universidade Lusófona, a Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica (SPSC) e a Associação Gerador.

 

“Um dos eixos de ação do MUSEX é incentivar a produção científica de conhecimento sobre a sexualidade e a difusão de informação com base científica através de conferências, comunicações e estudos realizados em parceria com os meios académicos. Por isso, é com muita satisfação que lançamos o primeiro estudo sobre o prazer sexual e seus correlatos, um estudo necessário e fundamental sobre a população portuguesa”, afirma Marta Crawford, sexóloga, fundadora e diretora do MUSEX.

 

A investigação pretende conhecer as experiências e fatores associados ao prazer sexual e foi desenvolvida por Patrícia M. Pascoal, diretora do mestrado Transdisciplinar de Sexologia da Universidade Lusófona, com a colaboração de Marta Crawford e de Tiago Sigorelho, presidente do Gerador.

 

O questionário é anónimo, confidencial e aberto a todas as pessoas com mais de 18 anos que já tenham tido interação sexual, estando disponível no site do MUSEX (https://musex.pt/musex/) e em ESTUDO PRAZER SEXUAL . Está dividido em três partes: na primeira, os participantes irão responder a um conjunto de perguntas sobre si e as suas experiências. A segunda parte é composta por questões em torno das características e experiências psicológicas. O estudo termina com perguntas sobre aspetos relacionais.

 

“A ideia do que é o prazer sexual é muito intuitiva, talvez por isso haja uma enorme escassez de estudos que se tenham debruçado por este tema de forma aprofundada. É importante conhecer os testemunhos e encontrar padrões e tendências pela ‘voz’ escrita de muitas pessoas, em vez de nos limitarmos aos relatos de especialistas. Este é o aspeto central do estudo. Esperamos no final conseguir mapear alguns aspetos que se associam ao prazer sexual de diferentes pessoas”, considera Patrícia M. Pascoal, investigadora principal do estudo.

 

“No Gerador tentamos sempre preencher lacunas informativas em temas sensíveis para a sociedade. Saber como as pessoas olham para o prazer sexual é crítico para o nosso entendimento como seres humanos”, refere Tiago Sigorelho, presidente do Gerador.

 

Marta Crawford é psicoterapeuta, terapeuta sexual e familiar, fundadora e diretora do MUSEX e curadora da exposição Amor Veneris – Viagem ao Prazer Sexual Feminino. Apresentou vários programas televisivos sobre temáticas da sexualidade, como o AB Sexo (2005) e o Aqui Há Sexo (2009). É autora dos livros Sexo sem Tabus (2006), Viver o Sexo com Prazer – Guia da Sexualidade Feminina (2008) e Diário Sexual e Conjugal de um Casal (2011). Foi ainda coautora do podcast Muito Mais do Que Sexo (2022) e apresentou o programa 5 Para a Meia-Noite (2016).

 

Patrícia M. Pascoal é psicoterapeuta, terapeuta sexual e professora associada na Universidade Lusófona, onde coordena o mestrado Transdisciplinar de Sexologia e co-coordena o doutoramento em Psicologia Clínica, orientação Cognitivo-Comportamental. Até junho de 2022, foi Presidente da Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica (SPSC).

 

Tiago Sigorelho criou, em 2014, o Gerador, plataforma portuguesa independente de jornalismo, cultura e educação, e tem sido o presidente da direção desde a sua fundação. Tem criado novas iniciativas relevantes para aproximar as pessoas à cultura, arte, jornalismo e educação, como a Revista Gerador, o Trampolim Gerador, o Barómetro da Cultura, o Festival Descobre o Teu Interior, a Ignição Gerador ou o Festival Cidades Resilientes.

 

 

Sobre o MUSEX

O Museu Pedagógico do Sexo é um projeto criado por Marta Crawford, em 2010. A missão do MUSEX é promover o conhecimento e a reflexão sobre a sexualidade humana, numa perspetiva educativa, através de expressões artísticas e de conteúdos científicos. O seu programa de ação visa intervir de forma ativa na sociedade, de forma a eliminar preconceitos e a informar, divulgar e ensinar, de forma direta e simples como se pode fomentar uma boa vivência da sexualidade.

 

O MUSEX é o único museu do mundo dedicado ao estudo da sexualidade humana que faz a ponte entre a sexualidade e a arte contemporânea e que integra objetivos como:

Criar conteúdos e ações destinadas a todos os segmentos da população, com abordagens específicas para cada grupo etário;
Investigar, conservar e comunicar os elementos do património cultural nacional e internacional relacionados com a área da sexualidade;
Construir programas e exposições que eduquem e consciencializem as pessoas para os temas prementes da sexualidade, da saúde e da felicidade sexual;
Combater todas as formas de preconceito, discriminação e de ignorância sobre a sexualidade, através de programas de ação;
Incentivar a produção científica e de conhecimento sobre a sexualidade e difundir informação com base científica, através de conferências, comunicações e estudos realizados em parceria com os meios académicos;
Prestar serviços de informação, esclarecimento, aconselhamento e terapia sexual às populações.

Mais Recentes

Insónias durante a menopausa: conheça as 5 dicas que prometem ajudar

há 3 horas

Qual é o seu grupo sanguíneo? Saiba o que ele pode revelar sobre a sua personalidade

há 4 horas

Nem sempre é tarefa fácil, mas com estas dicas retirar manchas (e odor) de suor vai ser mais simples

há 6 horas

Transforme o seu dia: tenha estas 7 plantas em casa e sinta o seu humor melhorar assim como o bem-estar

há 7 horas

Nem bicarbonato, nem detergente: este é o truque caseiro para limpar e deixar o seu forno a brilhar

há 7 horas

Este é o ingrediente com menos calorias para temperar a salada (não falamos do azeite)

há 7 horas

Diga adeus ao botão do WhatsApp para enviar áudios: há um novo para responder mais rapidamente às mensagens de voz

há 7 horas

Compulsão alimentar periódica: conheça o transtorno alimentar mais desconhecido

há 8 horas

Estes exercícios diários de apenas 4 minutos reduzem o risco de ataque cardíaco, sobretudo em mulheres acima dos 45 anos

há 8 horas

Burnout: o sentimento de fadiga extrema intensifica-se nas últimas semanas do ano e estas são as razões

há 8 horas

Uma boa noticia para os amantes de chocolate: estudo assegura que o amargo está associado a um menor risco de diabetes

há 9 horas

Saúde pélvica: «É preciso compreender os problemas associados ao pavimento pélvico durante o inverno», revela estudo

há 9 horas

Já sonha com as férias de verão? Esta companhia aérea tem novas rotas e 400 mil lugares adicionais para que possa escolher

há 9 horas

“Sozinho no Lidl” tem estreia marcada para o dia 18 de dezembro numa loja perto de si

há 9 horas

O Pai Natal ganhou uma ajuda importante para encontrar os presentes perfeitos

há 9 horas

Do clássico ao contemporâneo: restaurantes Olivier oferecem menus exclusivos para celebrar a Passagem de Ano

há 10 horas

Uma viagem de bem-estar para toda a família, é a oferta desta recém inaugurada unidade hoteleira

há 10 horas

Se não tem o hábito de reciclar pilhas conheça os 5 argumentos de acordo com os quais o deve passar a fazer

há 10 horas

Cancro da mama: medicamento para o crescimento do cabelo interrompe a alopecia devido à quimioterapia

há 10 horas

Viagens: número de passageiros nos aeroportos nacionais sobem para 61 milhões

há 10 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.