Quer viver melhor aos 50? Siga estas 8 dicas

Esta pode ser a fase da vida indicada para ir atrás daquele grande sonho.

O facto de as pessoas viverem cada vez mais faz com que as noções relacionadas com a idade e o envelhecimento estejam em constante alteração. Antes, quando as pessoas chegavam aos cinquenta anos pensava-se que tinham chegado à meia-idade.

No entanto, com a evolução da medicina e o apoio da tecnologia esta tornou-se uma crença obsoleta e têm sido muito utilizadas expressões como “os cinquenta são os novos quarenta”.

Para ajudar quem acabou de chegar ou já vive os 50, a Forever Young deixa agora uma lista de dicas que podem ajudar a viver melhor.

Comece a aceitar os seus erros

Todos cometemos erros. É com eles que aprendemos a melhorar tudo o que fazemos e garantimos que no futuro já estamos de sobreaviso para não os repetir. Os erros servem para isso mesmo: aprender com eles e seguir em frente.

Os psicólogos dizem que a autocompaixão (a capacidade de nos perdoarmos e aprendermos com os nossos erros) é a chave do sucesso. Isto porque as pessoas que praticam a autocompaixão veem as suas fraquezas como mutáveis e tentam evitar cometer os mesmos erros no futuro.

Pare de tentar agradar a todos

Já chegou a uma fase da maturidade em que os seus amigos e contactos são escolhidos com maior cuidado. Sobretudo evite aquelas pessoas que não são simpáticas consigo.

Vivemos na época das redes sociais, onde estamos cheios de “amigos”. Independentemente do número de “amigos” que tenha, lembre-se que é impossível agradar a todos e que o mais importante é investir o seu tempo com aqueles que o fazem feliz.

Seja feliz com o que tem

A palavra-chave deste ponto é gratidão. As pessoas que conseguem estar satisfeitas com o que têm podem ter uma vida feliz.

Pesquisas sugerem que o importante é saber apreciar o que se tem, pois isso pode aumentar a felicidade, ao mesmo tempo que diminui os sentimentos negativos.

Vá atrás do seu grande sonho

Não demore a perseguir os seus objetivos de vida. Esta pode ser a altura ideal para o fazer. A experiência de vida que já tem, a autonomia e estabilidade de que provavelmente já goza nesta etapa da vida podem permitir para ir atrás daquele objetivo com que sempre sonhou.

Continue ou comece a guardar dinheiro

Para o ajudar na dica anterior, aproveitar uma reforma sem preocupações ou simplesmente para fazer uma viagem todos os anos, esta é uma dica transversal a todas as etapas da vida.

Não é por chegar aos 50 que deve acabar com este hábito. Quanto mais tiver acumulado, melhor se vai sentir para perseguir os seus próprios objetivos.

Faça exercício físico regularmente

Tente mexer-se o máximo que conseguir. Não interessa verdadeiramente que tipo de exercício faz – corrida, ciclismo, levantamento de pesos, saltar, nadar, andar -, desde que implique algum movimento.

Crie ou mantenha uma rotina de sono

Se não tiver já uma rotina de sono, em que se deita e levanta sempre à mesma hora, está na hora de começar.

Pode ser tentador querer aproveitar os fins de semana para dormir um pouco mais do que durante a semana. No entanto, os especialistas aconselham a não o fazer, pois isso faz com que seu organismo esteja numa constante adaptação a diferentes rotinas, algo que não é considerado saudável.

Deixe de fumar

Se ainda não o fez, nunca é tarde para deixar de fumar. Diversos estudos científicos alertam para o facto de fumar ser um vício prejudicial para a saúde, que pode inclusive aumentar os riscos de uma mortalidade precoce.

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
Mark Ronson desvenda futuro dos vídeos de música
Automonitor
Moto elétrica… de madeira chega em 2020