Romã: uma super-fruta recomendada por especialistas de saúde

As sementes vermelhas, pequenas e deliciosas deste fruto têm um conjunto de características que as tornam essências para qualquer dieta saudável.

Pode não ser o fruto mais consumido pelos portugueses, mas a verdade é que diversas investigações comprovam claramente os benefícios associados ao consumo de romã. Em particular, o importante efeito preventivo contra uma série de condições médicas, justificado pelos elevados índices de antioxidantes, parece ser uma das principais razões que leva especialistas a recomendar este fruto

A romã é igualmente “rica” numa série de importantes vitaminas (A, C e B) e minerais, tais como o potássio, cálcio e ferro. Este fruto é ainda uma fonte de fibra.

Benefícios da romã

Diversos estudos parecem indicar para os efeitos anti-inflamatórios deste fruto. Em particular, foram encontrados inúmeros benefícios na redução de inflamações do sistema digestivo. Isto é justificado em grande parte pelo efeito antioxidante de substâncias como o ácido elágico, bastante proeminentes neste fruto.

Outros estudos apontam para o impacto positivo do sumo de romã para o bem-estar da nossa saúde. Em 2013, investigadores analisaram o efeito que um consumo diário de 150 ml deste tipo de sumo ao longo de 2 semanas teve em pacientes que sofriam de hipertensão. As conclusões foram claras: as propriedades do sumo de romã ajudam a reduzir a pressão arterial.

A função cognitiva do nosso cérebro é outro aspecto que parece melhorar com o consumo de romã. Investigadores concluíram que um consumo regular deste fruto, ao longo de um período de 4 semanas, contribuiu fortemente para um melhoramento da memória, assim como das funções verbais e visuais do cérebro, de uma pequena amostra de participantes com problemas cognitivos (motivados pelo envelhecimento precoce).

Pode a romã ajudar a fazê-lo parecer mais novo?

Parece que afinal a romã não serve apenas para ser consumida em sumos e em deliciosos pratos. Para além das propriedades associadas ao bem-estar físico e mental, este fruto contém ainda inúmeras substâncias com importantes funções anti envelhecimento. É assim o alimento ideal para preparar em casa os seus próprios esfoliantes e produtos de beleza.

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
Black Friday 2019 em números
Automonitor
FIA escolhe Braga como palco do Hill Climb Masters 2020